14/05/2018 20h05

Deputados destacam legado de Epitácio Cafeteira para a história política do Maranhão

Agência Assembleia

Deputados destacam legado de Epitácio Cafeteira para  a história política do Maranhão

Consternados com o falecimento do ex-governador Epitácio Cafeteira Afonso Pereira, deputados estaduais compareceram ao velório, realizado no Plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde/noite desta segunda-feira (14). Os parlamentares prestaram condolências à família, manifestaram sentimento de pesar e ressaltaram o legado do também ex-prefeito e ex-senador da República para a história política do Maranhão.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a história de Epitácio Cafeteira e disse que o momento é de comoção. “É um momento de tristeza para todos nós, pois o ex-governador Epitácio Cafeteira foi uma personalidade que marcou a história da política maranhense. Estamos aqui prestando solidariedade à viúva, dona Isabel Cafeteira, à filha Janaína, ao deputado Rogério Cafeteira, e a todos os maranhenses que se ressentem com essa perda”, destacou Othelino Neto.

Emocionado, o deputado Rogério Cafeteira (DEM), sobrinho de Epitácio Cafeteira, recordou a luta do tio para recuperar a saúde, desde 2006, e revelou que um dos desejos do ex-governador era poder retornar ao Maranhão, em vida. “Ele estava se programando para retornar à São Luís, pois esse era um de seus sonhos, depois que foi morar em Brasília. Infelizmente, isso não foi possível, pois a família não conseguiu trazê-lo de volta. Meu tio deixa uma trajetória política majestosa, pois travou vários combates e soube não guardar ódio. Assim, auando se afastou da cena política, pôde desfrutar do carinho dos amigos, adversários e aliados”, disse.

Os deputados Fábio Braga (SD), Neto Evangelista (DEM), Professor Marco Aurélio (PCdoB), César Pires (PV), Júnior Verde (PRB), Bira do Pindaré (PSB), Edivaldo Holanda (PTC), Levi Pontes (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Eduardo Braide (PMN), Paulo Neto (PSDC) e Vinícius Louro (PR) foram ao velório. “O ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira foi uma das expressões políticas mais marcantes do Maranhão e, certamente, deixará sua marca na política brasileira”, disse Fábio Braga.

“O Maranhão e o Brasil estão de luto, pois o ex-senador Epitácio Cafeteira era uma figura pública reconhecida em todo o país e aqui deixou muitos feitos. Em qualquer município maranhense, há uma obra por ele deixada. É um exemplo para a nova geração de políticos. Este é um momento de confortar a família e o nosso colega de bancada, deputado Rogério Cafeteira, seu sobrinho-filho”, destacou Neto Evangelista.

O deputado Professor Marco Aurélio mencionou o “estilo inconfundível de fazer política de Epitácio Cafeteira” e suas inúmeras obras, inclusive no município de Imperatriz, onde há um bairro batizado em sua homenagem: Vila Cafeteira. “No que diz respeito ao abastecimento de água em Imperatriz, ele teve uma participação fundamental, entre outras coisas. Cafeteira transitou nos mais diversos cargos e completou uma nobre lição antes de partir”.

César Pires lembrou da gestão de Epitácio Cafeteira no Governo do Maranhão e dos seus discursos memoráveis, oportunidades em que conseguia envolver o público presente. “Ele protagonizou uma história maravilhosa no campo da política, inclusive conduziu uma gestão bem aceita no Governo do Estado, sobretudo pelo servidor público estadual. Foi um homem que influenciou as discussões políticas, polarizando determinadas situações, e deixa sua contribuição e um exemplo para aqueles que pretendem se aventurar nessa área. Lembro de seus comícios, com pronunciamentos históricos, geralmente com teor provocativo, envolvendo todo o povo que o assistia”.

“Lamentamos a perda de um grande homem e de uma figura política marcada por grandes realizações”, frisou o deputado Júnior Verde.

“Epitácio Cafeteira teve uma presença intensa na política e cumpriu sua missão, deixando sua marca enquanto gestor. Presto solidariedade a seus familiares e ao colega parlamentar Rogério Cafeteira. Ficará sempre a lembrança, a recordação e os sentimentos”, ressaltou Bira do Pindaré.

“Todos acompanharam a verve e a maneira de governar de Epitácio Cafeteira, que agora nos deixa. A vida é assim mesmo: temos a certeza de que, em algum momento, iremos partir para a eternidade. Ele deixou momentos indeléveis registrados na história política e administrativa da nossa capital e de todo o Maranhão”, finalizou o deputado Edivaldo Holanda.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA