23/05/2018 17h11

Deputados homenageiam Curso de Direito da Uema e condecoram professor-fundador

Nice Moraes / Agência Assembleia

Deputados homenageiam Curso de Direito da Uema  e condecoram professor-fundador

Por iniciativa do deputado Rafael Leitoa (PDT), foi realizada, nesta quarta-feira (23), no plenário Deputado Nagib Haickel, sessão solene em comemoração aos dez anos de fundação do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Na ocasião, o professor Flávio Trindade Jerônimo também foi condecorado com a Medalha “Manuel Beckman”. Esta última, foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB), em reconhecimento ao fundador e primeiro diretor do curso.

“É uma grande satisfação ser o autor desse requerimento em homenagem aos dez anos da Uema. Esse curso, que dá orgulho ao Maranhão, precisa ser expandido para os municípios de Timon, Presidente Dutra, Caxias e cidades da região central do estado, para que a população possa ter acesso à educação pública superior”, disse Rafael Leitoa.

Roberto Costa parabenizou o colega de parlamento Rafael Leitoa pela homenagem. “Vossa Excelência é um felizardo em fazer essa menção. Essas referências à instituição muito nos orgulham, uma vez que os cursos de Direito da Uema em São Luís e Bacabal tornaram-se referências no Brasil.  Sou um admirador desse curso, que tem sido um marco na história do Maranhão”, afirmou Roberto Costa, enfatizando o trabalho realizado pelo professor Flávio Trindade Jerônimo.

“Flávio Trindade é uma pessoa extraordinária. É um obstinado por aquilo que acredita. Por onde passou, destacou-se como gestor, sempre trabalhando com amor e dedicação à educação”, disse Roberto Costa.

O parlamentar também reconheceu o trabalho que o reitor Gustavo Pereira vem desenvolvendo na Uema. “Sei da sua luta pelo engrandecimento da universidade. Continue firme nesse caminho. O que fazemos aqui, nesta sessão solene, é justiça, pois quem ganha com tudo isso é o povo do Maranhão”, elogiou o deputado.

O Curso de Direito da Uema tem um histórico de resultados positivos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2013, alcançou a nota 4,69. No último exame da OAB, 71,43% dos alunos do curso foram aprovados e a instituição ficou na14ª posição no ranking nacional.

O reitor Gustavo Pereira da Costa agradeceu aos deputados Rafael Leitoa e Roberto Costa por reconhecerem o trabalho realizado pelo Curso de Direito em uma década de atividades. “Agradeço a acolhida nesta homenagem, de modo especial ao Curso de Direito. Caminhamos sempre para o engrandecimento, qualidade e o comprometimento dos nossos professores. O nosso curso orgulha a Uema e o Estado do Maranhão. Alcançou o primeiro lugar no exame da OAB. Muito obrigado pela homenagem”, enfatizou o reitor, reconhecendo o apoio que o secretário Davi Teles tem dado à universidade.

“No que depender do governador Flávio Dino, o Curso de Direito será implantado também em outras cidades do Maranhão, como Timon. É só uma questão de construirmos um projeto educacional juntos. Esse é o desejo do governador Flávio Dino, que tem compromisso com a educação e com o fortalecimento dos cursos superiores”, afirmou o secretário Davi Teles.

Ao final da solenidade, os deputados Rafael Leitoa e Roberto Costa entregaram placas a personalidades que, ao longo dos anos, contribuíram para o engrandecimento do Curso de Direito da Uema.

Os homenageados foram: o reitor Gustavo Pereira Costa; o chefe do Curso de Direito, professor Marcelo Carvalho; a coordenadora do curso, professora Jaqueline Alves; os professores Gilson Mendonça, Francisco José Pinto, Gisele Martins, Lúcia Maria Saraiva, José de Ribamar Bastos e José Maria Ramos.

A placa também foi entregue ao advogado José Espinosa Lima, aluno da primeira turma. E a Medalha “Manuel Beckman” foi entregue ao professor Flávio Trindade pelo deputado Roberto Costa.

Presenças

Os deputados Marco Aurélio (PCdoB), Sousa Neto (PRP), Bira do Pindaré (PSB), Zé Inácio (PT) e Wellington do Curso (PSDB) prestigiaram a solenidade. Estiveram presentes, ainda, o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; o chefe do Departamento do Curso de Direito, professor Marcelo de Carvalho; a coordenadora Jaqueline Alves, professores, alunos e ex-alunos.

Entre as autoridades, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Davi Teles, que representou o governador Flávio Dino; o presidente da Comissão de Educação da OAB-MA, Raimundo Gustavo, representando o presidente da instituição, Tiago Diaz; o promotor de justiça Raimundo Leite e a promotora Cristiane Lago.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA