05/06/2018 18h14

Bira defende mediação em relação a impasse sobre arraial junino

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré

icone-whatsapp

O deputado Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (5), para defender mediação do poder público para resolver a questão em torno do Arraial do Cohatrac. Segundo ele, há, na Praça Nossa Senhora de Nazaré, em frente à Igreja Católica da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, um grande conflito sobre a realização do evento.

 “Nós entendemos e defendemos a cultura popular, mas é preciso que haja uma conciliação. O espaço que será ocupado é público e não pode haver imposições nem de um lado, nem de outro. Pelo contrário, tem que ser uma construção conciliatória e a comunidade tem de ser ouvida em relação à ocupação do espaço público”, defendeu.

 O Comitê Gestor da Praça e representantes da paróquia reuniram-se, recentemente, com o parlamentar e relataram a preocupação da comunidade, no que diz respeito à realização do arraial naquela localidade. Na oportunidade, eles reclamaram da aglomeração muito grande de pessoas e o impacto que isso causa do ponto de vista da segurança, das condições sanitárias e da poluição sonora, tendo em vista que a área é residencial.

O socialista reafirmou a necessidade urgente de conciliação e disse que os relatos são muito bem fundamentados. Nesse sentido, fez um apelo ao Ministério Público para que, por meio da Promotoria Ambiental, haja mediação da situação com vistas a encontrar uma solução viável e, também, para diminuir as animosidades políticas. Ele frisou que é preciso tratar o assunto de maneira técnica e fundamentada, sem expor a comunidade a um confronto desnecessário.

“Em situações como essa, o caminho é o diálogo, não o confronto. Portanto, é preciso buscar um entendimento que permita a valorização da nossa cultura, sem prejudicar o direito da população local. Nós estamos aqui para defender a mediação e eu penso que é esse o caminho que nós temos que dar para essa questão”, frisou.

Bira lembrou que o Cohatrac é um bairro tradicional de São Luís e que tem uma força cultural muito grande e conta com várias igrejas católicas e evangélicas. No bairro, é realizado, anualmente, o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé do povo maranhense.

“Portanto, parabenizo a comunidade do Cohatrac que se mobiliza nesse momento, aos representantes da igreja, ao padre Flávio, que é uma pessoa extremamente representativa, e todos que nesse momento levantam essa questão de maneira legítima, pertinente e respeitosa. Nós precisamos encontrar uma solução. É o apelo que faço ao poder público, porque é uma solução que tem que partir de uma mediação legítima do poder público nesse momento”, concluiu.

 

 


+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA