10/07/2018 13h50

"É um marco histórico para a educação de Pedreiras", disse Zé Inácio sobre implantação do curso de Direito

Assecom / Dep. Zé Inácio

icone-whatsapp
"É um marco histórico para a educação de Pedreiras", disse Zé Inácio sobre implantação do curso de Direito

Por solicitação do deputado Zé Inácio (PT) foi realizada, na segunda-feira (9), em Pedreiras, audiência pública para discutir a implantação do curso de Direito no município. O evento foi realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

A indicação do parlamentar é uma luta da juventude do município do Santuário São Benedito pela democratização do ensino superior, e para que os jovens da região do Médio Mearim - que compreende os municípios de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Poção de Pedras, Joselândia, São Roberto, Peritoró, Esperantinópolis, Bernardo do Mearim e Lima Campos -, possam ter uma graduação em bacharelado na área jurídica.

Os alunos do município de Pedreiras, que cursam Direito em outras localidades mais próximas, enfrentam, diariamente, mais de 100 km de distância de suas residências. Isso implica os riscos do trajeto, o alto custo com transporte, além do cansaço físico e mental, para que consigam estudar e frequentar a faculdade.

"Estamos comprometidos, juntamente com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para que o sonho destes estudantes seja concretizado e os encaminhamentos sejam efetivados, oportunizando formação profissional e o desenvolvimento da região do Médio Mearim", disse Zé Inácio.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira, explicou que, para a implantação do curso, são necessários um corpo docente qualificado, infraestrutura e projeto pedagógico planejado. “Essa audiência serve para reparar a história, onde alguns, anos atrás, prestaram vestibular em Pedreiras, mas tiveram que cursar em São Luís. Agora, a implantação terá um projeto de execução, a fim de que os alunos tenham suas expectativas asseguradas, junto ao que a instituição de ensino possa oferecer", disse.

Atualmente, a UEMA de Pedreiras conta com nove cursos e mais dois serão implantados ainda este ano. A instituição possui a melhor nota no Enade do curso de Direito no Maranhão, que também ocupa o 14° lugar no ranking nacional.

A audiência definiu os seguintes encaminhamentos: formação de uma comissão pela reitoria responsável pela aprovação do curso no âmbito da UEMA e, também, para acompanhar o trâmite no Conselho Estadual de Educação e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) até a sua implantação; articulação, junto à Prefeitura de Pedreiras, para aquisição do terreno, que está em processo de doado à instituição; e, por último, a gestão, junto ao Governo do Estado, para garantir o orçamento para construção do campus definitivo da universidade no município.

Participaram da audiência pública o reitor da UEMA, professor Gustavo Pereira; Marcelo de Carvalho (chefe do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da UEMA); Ernesto Basílio (Assessor Especial do Prefeito de Pedreiras); Júnior Menezes (representando a juventude do município); Carmen Lúcia (Diretora da UEMA de Pedreiras); Ceiça Feitosa (vereadora do município e representante da Câmara Municipal); entre outras autoridades e a sociedade civil organizada.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA