13/07/2018 12h38

Em entrevista à Rádio Assembleia, secretário Carlos Lula destaca avanços na área da saúde

Agência Assembleia

Em entrevista à Rádio Assembleia Online, no programa “Ponto a Ponto”, na manhã desta sexta-feira (13), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou os investimentos realizados para a melhoria da assistência médica e hospitalar na rede pública do Maranhão.

Entrevistado pela radialista Maria Regina Telles, o titular da SES declarou que o Maranhão está na contramão da crise, com inaugurações de unidades de saúde e reforços profissionais, além da destinação de recursos à rede de atenção básica. “Já temos sete hospitais regionais no estado, descentralizando a oferta de serviços e contratando novos profissionais, para que todos tenham acesso ao sistema de saúde pública”, afirmou o secretário.

Ele destacou a importância do novo Plano Estadual de Saúde, que, desta vez, está encarando a saúde como plano de estado, e não só como plano de governo. “A política de saúde, não só no Maranhão, mas no Brasil, infelizmente, durante muitos anos, foi uma política de governos. Era uma política muito centrada para um período muito curto de tempo. E política de saúde deve ser pensada para médio e longo prazos”, explicou Carlos Lula.

Ele acrescentou, ainda, que o Plano Estadual de Saúde foi construído juntamente com a sociedade, com um enfoque de curto, mas, sobretudo, de médio e longo prazos. “A gente espera que, nos próximos anos, independentemente do governo que esteja no poder, nós tenhamos uma política de estado para a saúde do Maranhão”, assinalou, lembrando que há indicadores e problemas que perpassam vários governos, e que precisam do mesmo remédio para serem atacados, como os problemas da mortalidade infantil, mortalidade materna e hanseníase.

Além do fortalecimento da rede materno-infantil estadual, o programa Mais Médico, a Força Estadual de Saúde e a valorização dos profissionais foram outros avanços importantes assinalados por Carlos Lula, que colocam o Maranhão em posição de destaque no país.

“A maioria dos estados não está em uma situação de saúde pública favorável. Ocorrem fechamento de unidades de saúde e desassistências na atenção básica, mas, no Maranhão, hospitais regionais são construídos, além da adoção do programa Mais Médico e a criação da Força Estadual de Saúde, que permitem uma ampliação no atendimento de urgência e assistências básicas”, completou.

Durante a entrevista, Carlos Lula destacou também os avanços na redução da mortalidade infantil e ampliação de serviços focados no pré-natal e pós-parto. “O Maranhão tem indicadores históricos negativos e conseguimos reconstruir uma rede forte de assistência materno-infantil, garantindo a saúde das gestantes e dos bebês”, frisou o secretário.

Destacando-se de todas as demais ações, Carlos Lula enfatizou a necessidade de se intensificar a interlocução com o Ministério da Saúde, por intermédio da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, no sentido de assegurar o aumento do valor per capita repassado ao Estado do Maranhão pelo SUS, que é o menor do Brasil.

PROGRAMA SEBRAE NOS BAIRROS

Após a entrevista do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a radialista Maria Regina Telles conversou com a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla, que falou sobre projetos realizados para fomentar o empreendedorismo e estimular pequenos negócios, como forma para geração de emprego e renda.

Marise Abdalla informou que o Sebrae no Maranhão, por meio da sua Unidade Regional na capital maranhense, está realizando o programa “Sebrae nos Bairros”. Segundo ela, a proposta é que a instituição esteja mais próxima do empreendedor ludovicense, realizando orientações, consultorias, capacitações e visitas técnicas nos principais corredores de negócio da capital.

De acordo com a gerente regional, o projeto “Sebrae nos Bairros” foi proposto pelo Conselho Deliberativo da instituição no estado. Na ação, os empresários de pequenos negócios da região têm a oportunidade de conhecer ferramentas de gestão, que podem aperfeiçoar suas competências, dando novas ideias e rumos para os seus negócios.

“O Sebrae nos Bairros está percorrendo diversas áreas da nossa capital, de grande densidade empresarial e populacional, com dicas para quem quer abrir o próprio negócio e orientações, que ajudarão a melhorar a realidade das empresas”, afirmou Marise Abdalla.

Ela frisou, ainda, que “é fundamental, hoje, irmos até mais perto do empresário que está no bairro, lutando para se manter e gerar emprego e renda. Estes pequenos negócios são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia, gerando desenvolvimento local”, completou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA