19/07/2018 11h58

Em entrevista à Rádio Assembleia, especialista em Direito Eleitoral explica regras para as Eleições de 2018

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Em entrevista à Rádio Assembleia, especialista em Direito Eleitoral explica regras para as Eleições de 2018

Em entrevista à Rádio Assembleia Online (radioalema.com), no programa “Ponto a Ponto”, a advogada Tatiana Costa, assessora da Procuradoria da Assembleia Legislativa e da Comissão de Advocacia Eleitoral da OAB-MA, falou sobre a Lei das Eleições. Ela destacou as condutas vedadas aos agentes públicos, desde o dia 7 de julho, com vistas às eleições gerais do próximo mês de outubro.

Especialista em Direito Eleitoral, Tatiana Costa afirmou, durante a entrevista, que a Lei das Eleições, quando trata de condutas vedadas, tem como foco a garantia da igualdade de oportunidades entre os candidatos na disputa do pleito eleitoral.

“As condutas vedadas servem para que os agentes públicos não se utilizem de recursos públicos para se beneficiarem em detrimento de outros candidatos”, pontuou. “Neste sentido, cabe destacar que o papel do jornalismo é o de informar os fatos, de forma simplesmente informativa, sem ensejar a promoção pessoal de cada um dos candidatos”, assinalou a advogada.

Entrevistada pela radialista Maria Regina Telles, Tatiana Costa advertiu que tanto os candidatos, quanto os órgãos públicos têm de ter muito cuidado com as vedações nos três meses antes do pleito. “A Justiça Eleitoral está bem atenta quanto à questão da propaganda institucional, para que não seja contaminada nem viciada com a promoção pessoal de determinados candidatos”, destacou.

A advogada discorreu, também, sobre temas como propaganda antecipada, notícias falsas (“fake news”) e outras novidades a respeito do processo eleitoral de 2018. Tatiana Costa frisou que a Justiça Eleitoral está atenta à possibilidade de utilização de notícias falsas, durante a campanha, de tal forma que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) está estruturando um Comitê de Segurança e Inteligência.

“Nós todos temos de ser vigilantes quanto a isto, para não promover um desequilíbrio na campanha, para garantir a lisura do voto e do pleito eleitoral”, ressaltou.

Ela teceu, ainda, comentários sobre as modificações na legislação eleitoral, que valerão para as eleições deste ano como, por exemplo, prestação de contas, fundo de campanha e limites de gastos, conforme as Leis 13.065/15, 13.487/17 e 13.488/17.

MAIS

Acompanhe a programação da Rádio Assembleia Online pelo site www.radioalema.com ou pela página do Facebook Rádio Assembleia Maranhão.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA