20/07/2018 13h45

Em entrevista à TV Assembleia, secretário municipal Delcio Rodrigues fala sobre as ações da Semfaz

Nice Moraes / Agência Assembleia

Em entrevista à TV Assembleia, no quadro Sala de Entrevista, desta sexta-feira (20), o secretário municipal da Fazenda de São Luís, Delcio Rodrigues, falou sobre o pagamento do IPTU, realização de concurso público e outras ações, que estão sendo desenvolvidas pela pasta.

Sobre o IPTU, o secretário informou que o contribuinte que perdeu o prazo para o pagamento da cota única ou do parcelamento do imposto, que venceu no último dia 13, poderá pagar o mesmo boleto, mas com o acréscimo dos juros referentes ao período do atraso.

“Quem optar pela cota única não terá mais o desconto de 15%. O contribuinte vai utilizar o mesmo boleto, só que acrescido dos juros referentes ao dia 13 passado. A mesma coisa acontece com quem optou pelo parcelamento: o contribuinte vai utilizar o mesmo boleto, acrescido dos juros. Nas outras parcelas, ele paga dentro do vencimento”, acentuou o titular da Semfaz.

O secretário Delcio Rodrigues afirmou, também, que o índice de inadimplência do IPTU em São Luís é altíssimo, chegando na média de 60%. “A nível nacional, a média de inadimplência variade 35% a 40%. Mas, aqui em São Luís, estamos, hoje, na média de 60%. Como se vê, estamos bem acima da média nacional e isso nos preocupa. Existe a necessidade do recolhimento da arrecadação desses valores por parte da Prefeitura de São Luís, para que ela possa prestar os serviços essenciais para a população”, alertou.

Projetos

O secretário informou que, nos próximos meses, a Semfaz vai abrir cinco postos de atendimento, em três shoppings da capital, e em mais dois pontos na cidade. Segundo Delcio Rodrigues, a abertura dos postos atenderá ao contribuinte que encontra dificuldade, principalmente, de estacionar na área do centro da cidade.

“Vamos ter também, em poucos meses, a mudança da sede da Secretaria Municipal de Fazenda. Estamos na Avenida Kenedy, há mais de 20 anos, e vamos mudar para o antigo prédio do Banco do Estado do Maranhão, na Rua do Egito, no Centro. Vamos dar comodidade e segurança para o contribuinte e, também, para o nosso servidor”, disse o secretário, destacando, ainda, a realização do concurso público para auditor fiscal, no próximo dia 29 de julho.

Economia

Ainda de acordo o secretário, a Semfaz tem impulsionado a economia em São Luís, por meio de várias políticas, como o Refaz, programa de recuperação do crédito, onde o contribuinte teve a oportunidade de parcelar o débito em até 48 vezes. Delcio Rodrigues disse que “foi uma oportunidade para o contribuinte se regularizar, voltar a comercializar e participar de procedimentos licitatórios, contratar com a administração pública e tentar regularizar a sua vida como empresário”.

Mais

A entrevista completa está disponível no canal da TV Assembleia no Youtube. Acompanhe toda a programação no canal aberto 51.2 ou 17 TVN e, ainda, pelo site al.ma.leg.br/tv.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA