03/08/2018 14h01

Presidente da OAB-MA diz que casos graves de “fake news” serão levados ao Ministério Público Eleitoral

Waldemar Ter / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Presidente da OAB-MA diz que casos graves de “fake news” serão levados ao Ministério Público Eleitoral

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Thiago Diaz, falou, nesta sexta-feira (3), em entrevista à TV Assembleia, sobre a campanha de combate às fake news lançada, nesta semana, pela entidade, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bate-papo aconteceu no Sala de Entrevista, quadro exibido no telejornal Portal da Assembleia.

De acordo com o presidente da OAB-MA, o intuito da campanha é orientar a sociedade na identificação e denúncia das notícias falsas distribuídas em redes socais, blogs ou sites, criadas com o objetivo de desvirtuar a imagem de cidadãos e de entidades institucionais.

Thiago Diaz contou que a campanha tem cunho educativo. A ideia é alertar a população sobre os devidos cuidados que devem ser tomados no compartilhamento de informações nas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. O projeto é desenvolvido pelas Comissões da Direito Eleitoral e de Direito Digital da OAB-MA.

“O lançamento da campanha foi um sucesso, com a presença da imprensa e de várias entidades. Mas, ela só alcançará seu objetivo se tiver a participação da sociedade, por se tratar de uma campanha que precisa da conscientização de todos e ajuda da imprensa”, garantiu. 

“Estamos disponibilizando espaços para a população fazer denúncias. Mas, o principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre os danos provocados pelas fake news. Os casos mais graves serão levados para o Ministério Público Eleitoral”, completou.

Durante o lançamento da campanha, foi instituída a Comissão Extraordinária de Combate às Fake News da OAB-MA, que atuará diretamente com a sociedade, recebendo, checando e encaminhando denúncias de notícias falsas. A comissão é formada por um grupo de 15 a 20 advogados, alguns deles também jornalistas, que se disponibilizaram a dar palestras e prestar todo o apoio no combate à disseminação de notícias falsas pela internet.

A entrevista completa do presidente da OAB-MA, concedida ao jornalista Juraci Filho, está disponível no canal da TV Assembleia no YouTube. Acompanhe também a programação no canal 51.2 e 17 TVN ou pelo site www.al.ma.leg/tv.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA