23/08/2018 13h26

Assembleia Legislativa celebra 20 anos do Núcleo de Tecnologia para a Educação

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Assembleia Legislativa celebra 20 anos do Núcleo de Tecnologia para a Educação

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (23), sessão solene em comemoração aos 20 anos de existência do Núcleo de Educação à Distância (Nead), hoje transformado em Núcleo de Tecnologia para a Educação (UemaNet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), presidiu a abertura dos trabalhos da solenidade, marcada por um discurso do deputado César Pires (PV), ex-reitor da Uema.

Em seu pronunciamento, César Pires lembrou que, em 1998, a Uema criou um programa para formação de professores leigos que atuavam na rede de ensino público do estado. Desta forma, segundo o deputado, nascia o Nead. “No começo, o acompanhamento dos alunos era feito através de uma central telefônica. As videoaulas eram gravadas em uma pequena sala e geradas via satélite para o interior do Maranhão”, afirmou.

Ele acrescentou que, em 2001, a Educação à Distância da Uema foi credenciada pelo Ministério da Educação, sendo a 8ª do Brasil e primeira do Nordeste. Segundo César Pires, o primeiro Bacharelado à distância da Uema foi em Administração. Hoje, a Uema disponibiliza cursos à distância nos três níveis de ensino: técnicos, graduação e pós-graduação. O UemaNet dá suporte tecnológico e logístico aos cursos à distância e aos presenciais da universidade.

“Com essa sessão solene, a Assembleia Legislativa reconhece a importância da Educação à Distância desenvolvida pela Uema em 20 anos de história e incentivo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, que dão dinamicidade ao ensino e garantem a formação de milhares de pessoas”, salientou César Pires.

A homenagem contou, também, com a presença do reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; da coordenadora-geral da UemaNet, Ilka Márcia Ribeiro de Sousa; do presidente da Associação dos Professores da Uema, Nivaldo Alvarez de Souza; do deputado Wellington do Curso (PSDB), além de um grande número de professores, alunos, coordenadores de cursos, diretores e servidores da Uema.

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, fez um relato sobre a criação e a trajetória do Nead, para destacar o que hoje representa o UemaNet, como instrumento utilizado para a democratização do ensino superior em todo o Estado do Maranhão.

Ao encerrar a sessão solene, o deputado César Pires ressaltou a importância do reconhecimento da UemaNet “por sua trajetória exitosa em favor da educação no Maranhão, com um trabalho irretocável, pioneiro, promovendo inclusão no processo de formação continuada, que conduz ao ensino superior, hoje reconhecido nacionalmente”, completou.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA