10/10/2018 14h01

Assembleia Legislativa homenageia padre Claudio Fernandes com Medalha Manuel Beckman

Agência Assembleia

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa homenageou o padre Claudio Sousa Fernandes, a quem foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A condecoração foi proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN).

Durante a sessão solene, presidida pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT), o deputado Eduardo Braide salientou a importância da homenagem prestada ao padre Claudio, vigário da Paróquia Santuário da Conceição, em São Luís, no bairro Monte Castelo.

Em seu discurso, Braide destacou a trajetória e a obra do padre Claudio, primeiro sacerdote maranhense da Congregação do Sagrado Coração de Jesus.

“Em toda a sua trajetória, desde o princípio, o padre Claudio nunca se limitou às celebrações da Santa Missa. Além dos inúmeros atendimentos, que já deram ouvidos e voz a tantas histórias, transformando-as. Ele assumiu o cargo de capelão do Colégio Santa Teresa e, lá, há 17 anos, vem sendo sensibilizado pelos jovens que procuram pelo seu aconselhamento sábio e sereno. Junto às irmãs Dorotéias, construiu um trabalho cujo intuito é educar pela via do coração e do amor”, declarou o autor da proposição.

Ele frisou que o padre Claudio é “uma pessoa que fala pelo coração e, quando se fala pelo coração, se fala com a verdade e com o amor”. O parlamentar ressaltou, ainda, a singularidade da cerimônia. “Ouso dizer que o padre Claudio é um dos raros casos onde o homenageado é maior do que a homenagem”, ressaltou.

AGRADECIMENTOS

Após o discurso de saudação proferido pelo deputado Eduardo Braide, o padre Claudio manifestou seus agradecimentos ao parlamentar e a toda a Assembleia Legislativa, que aprovou a concessão da Medalha em votação unânime. O homenageado fez uma abordagem sobre sua vocação sacerdotal e religiosa e sobre a Congregação dos Padres do Coração de Jesus, fundada pelo Padre Léon Dehon, e que, hoje, está presente em mais de 40 países.

Segundo o padre Claudio, os sacerdotes dehonianos, como são conhecidos, atuam no apostolado paroquial em obras sociais, educação, comunicação e missionariedade. Padre Claudio assinalou que a Congregação dos Padres do Coração de Jesus está completando 50 anos no Pará e no Maranhão, com inestimáveis trabalhos prestados à vida da Igreja em todo o País.

Com o plenário completamente lotado, a solenidade reuniu grande número de fiéis, sacerdotes, líderes religiosos, amigos e familiares do homenageado. A sessão solene contou também com a presença do padre José Ângelo Filgueiras, diretor da Congregação dos Padres Denhonianos do Maranhão; do promotor de justiça Esdras Soares Júnior; da deputada estadual eleita Helena Duailibe; da ex-deputada Cristina Archer; e de diversos líderes comunitários de São Luís.

AGRADECIMENTOS

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA