12/12/2018 14h38

Assembleia concede Título de Cidadão Maranhense ao comandante do 24º BIL

Nice Moraes / Agência Assembleia

Assembleia concede Título de Cidadão Maranhense ao comandante do 24º BIL

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (12), no Plenário Deputado Nagib Haickel, Sessão Solene para entrega do "Título de Cidadão Maranhense" ao comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) em São Luís, coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, natural do Rio de Janeiro (RJ).

A sessão, proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), por meio do Projeto de Resolução Legislativa 031/18, e aprovada por unanimidade pelo Plenário, foi presidida pelo deputado Othelino Neto (PCdoB) e contou com a presença dos deputados Eduardo Braide (PMN), César Pires (PV), Marcos Caldas (PTB) e do deputado estadual eleito Wendel Lages, além do juiz federal Roberto Veloso, do presidente da Emap, Ted Lago, do presidente da Federação da Indústria do Estado do Maranhão, Edilson Baldez, familiares e convidados.

O presidente Othelino Neto parabenizou Wellington do Curso pela autoria da homenagem e disse que era justa. “Parabenizo o deputado Wellington do Curso pela proposição. Essa honraria é um reconhecimento aos serviços prestados pelo coronel ao povo do Maranhão. Sem dúvida alguma, é uma justa homenagem”, afirmou Othelino Neto.

Ao dar as boas-vindas ao homenageado e convidados, Wellington do Curso disse que a comenda é um reconhecimento ao importante trabalho que o coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira desenvolve em prol da sociedade maranhense.

“Ele foi escolhido para comandar o 24º BIL em São Luís pelos próximos dois anos. É praticamente um maranhense, apesar de nascido na cidade do Rio de Janeiro. A ligação do militar com o Estado vem da infância, quando decidiu seguir carreira no Exército Brasileiro por influência do pai, Ronilson, hoje coronel do Exército, que também serviu na unidade. Como sua família também tem laços fortes com o Maranhão, ele não esconde a alegria de poder voltar para cá”, disse o deputado.

Wellington do Curso lembrou também que a primeira vez que o coronel Marcos Vinícius esteve no Maranhão foi de 1977 a 1979, quando seu pai, à época tenente Ronilson, serviu no 24º Batalhão de Caçadores (24º BC), hoje 24º BIL.

“Foi como se o destino já tivesse escrito a história do militar com o batalhão. O pai do hoje coronel Marcos Vinícius chegou a São Luís no segundo semestre do ano de 1977 e, por isso, não conseguiu matricular o filho na escola e o semestre livre foi preenchido com inúmeras visitas ao batalhão. Marcos Vinícius sempre acompanhou de perto a carreira militar do pai, o que acabou despertando nele o desejo de também servir às Forças Armadas”, afirmou o deputado.

Momento de alegria

O coronel Marcus Vinícius afirmou que recebia com muita alegria a homenagem, principalmente no momento em que está próximo de entregar o comando do 24º Batalhão. “É uma homenagem muito grande para mim, tendo em vista o histórico que eu tenho com o 24º Batalhão de Infantaria de Selva e com o Estado do Maranhão. O meu pai serviu aqui na década de 70 e, depois, na década de 90, eu vim para cá como aspirante oficial, saindo da Academia Militar. Casei com uma maranhense e tive a honra de vir comandar o Batalhão Barão de Caxias e ter esse relacionamento sensacional com  todos os órgãos na esfera do Executivo, Legislativo e Judiciário. Então, para mim, é um momento de muita alegria, agora que estou próximo da passagem do comandando. Estou coroando os dois anos de comando no 24º Batalhão”, disse.

Ao agradecer a homenagem, o coronel lembrou que ele e o deputado Wellington do Curso serviram o Exército entre 1995 e 1997, tendo firmado uma amizade ao longo dos anos.  “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar juntos.  Então, para mim, é uma grande felicidade poder ver um companheiro de caserna oferecendo essa honraria em um momento tão importante na minha carreira”.

Breve histórico

Marcos Vinícius formou-se na Academia Militar e também serviu como tenente no 24º Batalhão de Caçadores, em São Luís, de 1995 a 1997. Neste período, por causa das diversas missões que desenvolveu no Maranhão, consolidou sua ligação com o estado. Ele mudou-se para Taubaté, interior de São Paulo, onde fez curso para piloto de aeronave, em 1998.

Foi na cidade paulista que passou a maior parte da sua carreira militar, servindo o Comando de Aviação do Exército, até o começo de 2016. Neste período, afastou-se por duas vezes: a primeira, em 2002, quando fez curso na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais,  e a segunda, entre 2012 e 2013, quando foi para o Rio de Janeiro para fazer a Escola de Comando de Estado Maior do Exército.

O coronel Marcos Vinícius, que comandará a unidade ludovicense por dois anos, assumiu o comando do 24º BIL dia 6 de janeiro, vindo do Comando Militar da Amazônia, onde serviu como oficial de logística do Centro de Operações.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA