19/02/2019 16h13

Mais de 16 mil habitações foram entregues em São Luís, destaca secretário de Urbanismo

Ribamar Santana - Agência Assembleia

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação de São Luís, Mádison Leonardo Andrade Silva, foi o entrevistado desta terça-feira (19) no quadro “Sala de Entrevista”, do telejornal “Portal da Assembleia”, da TV Assembleia. Dentre outros assuntos, ele falou sobre a Central de Atendimento aos Cidadãos da Prefeitura de São Luís.

Segundo Mádison, a Central de Atendimento aos Cidadãos, uma promessa de campanha do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), presta serviços urbanísticos e ambientais e aqueles ligados a secretarias afins e correlatas.

“Nós temos, no mesmo espaço físico, além da Secretaria Municipal de Urbanismo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto de Planejamento das Cidades e um posto avançado da Secretaria Municipal da Fazenda”, ressaltou.

O secretário informou que a Secretaria de Urbanismo e Habitação está funcionando na Central de Atendimento aos Cidadãos, na Avenida Guaxenduba, em frente ao Mercado Central, ao lado de uma concessionária de veículos. Nos próximos meses, os outros órgãos serão remanejados para aquele local. “A determinação do prefeito Edivaldo Holanda é que o centro da cidade seja revitalizado, daí a importância das ações nas diversas áreas da administração municipal”, frisou.

Sorteio de unidades do Minha Casa, Minha Vida

Mádison revelou que a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior já entregou mais de 16 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele disse que, em novembro de 2018, foram sorteadas 2.700 pessoas para serem contempladas com unidades habitacionais e, em janeiro deste ano, mais 900.

“Desse total, 1.500 ainda não compareceram à Central de Atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, ao lado do Banco Itaú. Aguardamos o comparecimento dos sorteados, naquele endereço, de segunda a sexta-feira, em horário comercial”.

Complexo Deodoro

Em relação à obra de recuperação da antiga Praça Deodoro, Mádison disse que foi realizado um trabalho de remanejamento de cerca de 420 vendedores ambulantes do local, por intermédio de um diálogo aberto e transparente, para tornar realidade o que, hoje, é denominado Complexo Deodoro. “Os vendedores ambulantes colaboraram e entenderam a necessidade de se revitalizar esse importante espaço público, que se tornou o novo cartão-postal de São Luís”.

O secretário informou que os vendedores ambulantes serão contemplados com a construção de galerias nos arredores da Praça Deodoro e da Rua Grande, com espaço digno para o trabalho. Ele acrescentou que já se percebe um sentimento de pertencimento da população em relação ao espaço público, o que ficou demonstrado recentemente, segundo ele, nas redes sociais, quando houve várias manifestações de revolta contra pichações no logradouro.

A Blitz Urbana

Mádison Leonardo Urbana afirmou que a Blitz Urbana é um braço da Secretaria de Urbanismo, sendo uma de suas principais atribuições a fiscalização das regras urbanísticas da cidade como, por exemplo, o Código de Obras, o Plano Diretor e o Código de Posturas. “A Blitz Urbana é a nossa ‘ponta de lança’. É quem vai para a rua notificar uma obra irregular, que não tem alvará, e ocupações indevidas de solo”, enfatizou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA