12/03/2019 17h16

Assembleia promoverá Seminário de Filosofia na próxima sexta-feira

Ribamar Santana - Agência Assembleia

icone-whatsapp
Assembleia promoverá Seminário de Filosofia na próxima sexta-feira

A Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo em parceria com a Escola de Filosofia, realiza, nesta sexta-feira (15), o I Seminário de Filosofia, evento aberto ao público, a ser realizado no auditório da Escola do Legislativo, das 8h30 às 12h. O objetivo é difundir o conhecimento filosófico e garantir uma educação gratuita e de qualidade.

A Escola de Filosofia existe há dois anos no Maranhão e é coordenada pelo professor, especialista em Filosofia e Educação e mestrando em Filosofia André Lisboa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “É gratificante ver o Poder Legislativo mostrar interesse genuíno pela educação em nosso estado. Contribuir com a difusão dos conhecimentos filosóficos é de fundamental importância para garantir a melhoria da educação no Maranhão”, enfatizou.

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Miqueas Carvalho, trazer o debate e o estudo sobre a filosofia para dentro do Poder Legislativo é muito importante. “Afinal, esse poder tem uma relação muita estreita com a ética, que normatiza o comportamento em geral, e que é um dos ramos dos estudos filosóficos. O próprio parlamento é oriundo do desenvolvimento do conhecimento filosófico. Então, achamos muito oportuno estabelecer essa parceria e oportunizar aos interessados um aprofundamento nesse campo do saber”, disse.

A importância do estudo da Filosofia

Segundo André Lisboa, a filosofia é um conhecimento fundamental nos dias de hoje. “Há questões que estão ao alcance apenas da reflexão filosófica. Quem vive sem responder à questão ‘qual o sentido da vida?’. Estas e outras questões são cruciais em um mundo de pura desilusão em que a falta de sentido está expressa nos menores hábitos”, afirmou.

A palestra principal do evento será proferida pelo professor Marcos Rodrigues, mestrando em Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e professor de Filosofia pela UFMA. Ele abordará a importância e atualidade dos estudos platônicos.

O evento terá duas Mesas Redondas sobre os temas “O estudo da história da Filosofia: um panorama sobre a investigação dos pré-socráticos a Sócrates” e “Apologia de Sócrates: a linguagem e a história da vida” e contará com a participação de outros professores, como a mestra em Literatura e professora de Língua Portuguesa, Cristina Vanessa.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na Escola do Legislativo, no horário de expediente, por telefone (3269 3716) ou presencialmente e, ainda, por meio do link https: //goo.gl/forms/r2bG4HjAu2c9sRmu1. Há apenas 30 vagas.

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA