14/03/2019 12h40

Assembleia realiza campanha de prevenção ao câncer de útero junto às servidoras

Nice Moraes/Agência Assembleia

icone-whatsapp
Assembleia realiza campanha de prevenção ao câncer de útero junto às servidoras

A Diretoria de Saúde e Medicina da Assembleia Legislativa, com a colaboração do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), iniciou nesta quarta-feira (13) a Campanha de Prevenção ao Cãncer de Colo de Útero, com a realização de consultas ginecológicas e coletas preventivas junto às servidoras da Casa.

Todas as consultas precisam ser previamente agendadas na Diretoria de Saúde. Três médicos estão se revezando para atender ao maior número de pacientes. São eles os ginecologistas Jorge Cateb, Elouf e Abigail. O atendimento voltado para a prevenção do câncer de colo do útero vai até o dia 28 de março.

De acordo com a enfermeira Keitiane Vasconcelos, a campanha faz parte de um trabalho contínuo desenvolvido pela Assembleia Legislativa. “Todos os anos reforçamos essa orientação sobre a prevenção do câncer de útero. Sabemos que é uma doença que ainda tem uma prevalência muito grande. É o quarto câncer que tem uma grande incidência de mortalidade entre as mulheres e esse número vem aumentado no nosso estado”.

A Diretoria de Saúde da Alema realizará o trabalho de orientação durante todo o mês de março, voltado para atividades da saúde da mulher. As servidoras só precisam se deslocar até o setor médico da Casa para fazer avaliação ginecológica e também o exame Papanicolau.

“O setor médico está fazendo o agendamento e estamos trabalhando com três ginecologistas para ter uma gama maior de receptividade, com uma possiblidade maior de marcação”, acentuou a enfermeira.

A servidora Letícia Oliveira destacou a importância da campanha. “Essa iniciativa é muito importante porque sabemos da relevância de se fazer o exame preventivo do câncer do colo de útero. Então, a Assembleia está de parabéns em disponibilizar esses médicos para atender as servidoras da casa, de cuidar da nossa saúde. Isso é muito gratificante para gente”. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro em incidência na população feminina. No Maranhão, é a maior causa de mortes nesse público.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA