14/03/2019 13h20

Escola do Legislativo realiza palestra sobre prevenção ao câncer de útero

Nice Moraes/Agência Assembleia

icone-whatsapp
Escola do Legislativo realiza palestra sobre prevenção ao câncer de útero

A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, realizou, na manhã desta quinta fera (14), palestra sobre Prevenção do Câncer de Colo de Útero, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A palestra - que reuniu servidoras de diversos setores da Assembleia Legislativa -  aconteceu no auditório da Escola e contou com uma equipe de profissionais do Hospital do Câncer do Maranhão.

A médica oncologista Ilva dos Cantos e a enfermeira Andrea Dutra falaram sobre a importância da prevenção do câncer uterino. A nutricionista Paula Massula falou sobre a importância de uma alimentação saudável

A doutora Ilva dos Santos – que é oncologista do Instituto Nacional do Câncer -  destacou a necessidade da mulher realizar o exame preventivo, um dos pontos principais da campanha Março Lilás. 

“A nossa intenção nesta manhã  é trazer a Campanha Março Lilás  enfocando a  responsabilidade e a  importância de  fazer o exame preventivo, bem como trazer uma melhor conscientização  da população alvo - que é a feminina  - para fazer o exame preventivo, principalmente, na  faixa etária de 25 a 64 anos de idade, recomendada pelo Ministério da Saúde”, disse Ilva dos Santos.

Ela acentuou ainda que a intensão da Campanha Março Lilás é aumentar o número de exames preventivos  para que haja uma diminuição dos casos de  câncer do colo do útero, que é altíssimo no Maranhão .

Incidência

“No Nordeste, o Maranhão se encontra  no  primeiro lugar  na incidência do câncer  do colo do útero, por isso, nós queremos e esperamos  diminuir essa incidência. Mas, para isso, precisamos  conscientizar a população  feminina da importância  de fazer o exame preventivo, por que só assim as células cancerígenas sejam detectadas  e tratadas. Também,  para que possa ocorrer a detecção precoce e ser feito um tratamento  preventivo, a fim de evitar a  mortalidade  por causa desse câncer”, acentuou a doutora Ilva dos Santos.

A nutricionista Paula Massula reforçou a importância de uma alimentação saudável. “Muitas pessoas ainda têm uma alimentação inadequada, por isso, a importância de passar informações sobre a maneira adequada para se ter uma boa alimentação. Cada vez mais o índice de obesidade está crescendo em nosso país. Precisamos procurar ajuda e, também, o conhecimento  sobre a alimentação saudável”.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA