15/03/2019 13h01

Escola do Legislativo promove seminário sobre importância e difusão do conhecimento filosófico

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Escola do Legislativo promove seminário sobre importância e difusão do conhecimento filosófico

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a Escola de Filosofia, realizou, na manhã desta sexta-feira (15), o I Seminário de Filosofia. O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório da Escola do Legislativo, com uma palestra proferida pelo professor André Lisboa.

A Escola do Legislativo é co-realizadora do evento, em parceria com a Escola de Filosofia, que existe há dois anos no Maranhão e é coordenada pelo professor André Lisboa, especialista em Filosofia e Educação e mestrando em Filosofia.

André Lisboa, que também é professor do Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), agradeceu o apoio da Assembleia à realização do evento. Ele também explicou que o seminário tem o objetivo de discutir a importância da filosofia e difundir o conhecimento filosófico, com ênfase em ensinamentos propagados por Platão.

“É gratificante ver o Poder Legislativo mostrar interesse genuíno pela educação em nosso estado. Contribuir com a difusão dos conhecimentos filosóficos é de fundamental importância para garantir a melhoria da educação no Maranhão”, enfatizou.

O coordenador da Escola do Legislativo, Miqueas Carvalho, afirmou que trazer o debate e o estudo sobre a filosofia para dentro do Poder Legislativo é muito importante.

“Afinal, esse Poder tem uma relação muita estreita com a ética, que normatiza o comportamento em geral, e que é um dos ramos dos estudos filosóficos. O próprio Parlamento é oriundo do desenvolvimento do conhecimento filosófico. Então, achamos muito oportuno estabelecer essa parceria e oportunizar aos interessados um aprofundamento nesse campo do saber”, frisou.

Filosofia e atualidade

Para o professor André Lisboa, a filosofia é um conhecimento fundamental nos dias de hoje. “Há questões que estão ao alcance apenas da reflexão filosófica. Quem vive sem responder à questão ‘qual o sentido da vida?’. Estas e outras questões são cruciais em um mundo de pura desilusão, em que a falta de sentido está expressa nos menores hábitos”, afirmou.

O professor Marcos Rodrigues, mestrando em Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e professor de Filosofia pela UFMA, também proferiu palestra no evento. Ele abordou a importância e a atualidade dos estudos platônicos.

O evento teve duas Mesas Redondas sobre os temas “O estudo da história da Filosofia: um panorama sobre a investigação dos pré-socráticos a Sócrates” e “Apologia de Sócrates: a linguagem e a história da vida”, e contou com a participação de outros professores, como Cristina Vanessa, mestra em Literatura e professora de Língua Portuguesa.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA