15/03/2019 14h13

Orçamento e dívida pública são abordados no curso sobre Processo Legislativo Orçamentário

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Orçamento e dívida pública são abordados no curso sobre Processo Legislativo Orçamentário

No segundo dia do curso de Processo Legislativo Orçamentário, nesta sexta-feira (14), no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa, o consultor Graciano Rocha Mendes fez abordagens sobre alterações que podem ser feitas no Orçamento, dívida pública e, também, a respeito das críticas de natureza financeira, que o Poder Legislativo pode fazer quando aprecia alguns projetos de leis.

O curso – promovido pela Escola do Legislativo – conta com um número expressivo de assessores parlamentares da Assembleia Legislativa. A capacitação foi iniciada na quinta-feira (13) e encerra nesta sexta. “Hoje, nós estamos fazendo um detalhamento dos assuntos que foram apresentados ontem, onde fizemos uma abordagem introdutória, considerando que alguns servidores aqui da Assembleia Legislativa estão tendo os primeiros contatos com o Orçamento”, disse o consultor Graciano Rocha Mendes.

Ao destacar que a temática orçamentária é a principal função do Orçamento do Poder Legislativo, o consultor disse que, quanto mais servidores e assessores parlamentares estiverem a par dessa função, é melhor para as instituições.

“Essa iniciativa da Assembleia Legislativa, de trazer esse curso, é louvável, pois, quanto mais o Poder Legislativo tiver imbuído nessa linha de manter o seu corpo técnico atualizado, por dentro das funções que competem a eles realizar, acho que a gente consegue progredir nessas tarefas”, acentuou.

O consultor-geral da Alema, Aristides Lobão, disse que o processo legislativo orçamentário é um tema interessante e necessário, para que os assessores parlamentares possam desenvolver as suas atividades com maior eficiência. “O professor Graciano veio de Brasília para passar esses dois dias com a gente e está repassando informações interessantes para os servidores da Casa, que trabalham diretamente com processos legislativos”, afirmou.

José Narcélio, assessor parlamentar, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e afirmou que é uma oportunidade para agregar conhecimento a respeito do processo legislativo. “É uma iniciativa louvável, que agrega conhecimento, principalmente, para os iniciantes. O curso é muito dinâmico e o professor Graciano é um profundo conhecedor da matéria”.

“Estamos somando conhecimentos e ampliando a nossa mente para muitas coisas sobre processo orçamentário, que a gente desconhecia. Sem dúvida, é uma iniciativa excelente, pois estamos nos reciclando”, completou a assessora parlamentar Sahdamy Seckef Simão Alencar.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA