19/03/2019 11h18

Comissão de Direitos Humanos ouve psicóloga sobre projeto que beneficia estudantes autistas

Waldemar Ter / Agência Assembleia

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa ouviu, nesta terça-feira (19), a psicóloga Poliana Galvão, integrante do Conselho Estadual de Psicologia, sobre projeto de lei que beneficia estudantes com autismo e outros transtornos de desenvolvimento, garantido a eles educação especial nas escolas públicas e privadas.

O presidente da Comissão, deputado Duarte Júnior (PDT), informou que pediu o desarquivamento do projeto de autoria do ex-deputado Rogério Cafeteira, que trata do assunto. Participaram da reunião os deputados Edivaldo Holanda (PTC), Adriano (PV), Helena Duailibe (SD), Hélio Soares (PR) e Wendell Lages (PMN).

A psicóloga Poliana Galvão defendeu a aprovação do projeto e explicou, em detalhes, os vários tipos de transtornos enfrentados pelos estudantes e os problemas que os pais têm nas escolas, sem o atendimento adequado na área educacional.

“É preciso capacitação profissional de olho em cada tipo de transtorno de desenvolvimento, para garantir uma educação inclusiva. As escolas precisam ter o profissional especializado em psicologia educacional e o consultor na área, capatazes de atender outros tipos de transtornos para melhor o desempenho acadêmico dos alunos”, explicou.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos contou que em uma escola da capital a diretoria se negou a receber o profissional que acompanhava uma criança autista, mesmo que os custos sejam pagos pelo pai. Ele garantiu que vai apresentar emendas melhorando o projeto desarquivado.

O deputado Adriano afirmou que é favorável ao projeto, mas alertou para o risco da proposta vir a ser vetada pelo governo, por conta de gerar despesas e obrigar as escolas particulares a contratarem profissionais na área. Ele disse que, por conta disso, a matéria deveria vir diretamente do Governo do Estado.  Duarte Júnior disse que pretende tratar do assunto com o governador Flávio Dino e com o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Rodrigo Lago.

Duarte Júnior informou, ainda, que nesta quarta-feira (20) haverá reunião da Comissão para ouvir representes dos órgãos de defesa dos consumidores (Procon, Defensoria Pública e Ministério Público) sobre parcerias para ajudar e sobre o reajuste apontado como abusivo no preço do litro de gasolina, em São Luís. O parlamentar pediu também a realização de audiência pública, que ainda será aprovada pelo Plenário.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA