21/03/2019 17h22

Projeto de autoria de Mical Damasceno e Pastor Cavalcante torna Escola Bíblica Dominical Patrimônio Imaterial

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Projeto de autoria de Mical Damasceno e Pastor Cavalcante torna Escola Bíblica Dominical Patrimônio Imaterial

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quinta-feira (21), projeto de lei de autoria dos deputados Pastor Cavalcante (PROS) e Mical Damasceno (PTB), que torna a Escola Bíblica Dominical Patrimônio Imaterial do Estado do Maranhão. A referida instituição, de acordo com os parlamentares  é um espaço de educação cristã presente na maioria das igrejas evangélicas.

Eles destacam que a Escola Bíblica foi inaugurada em julho de 1780 na cidade de Gloucester, Inglaterra, por iniciativa do jornalista inglês Robert Raikes, com o objetivo de combater o analfabetismo e a desigualdade social entre as crianças e jovens, filhos de operários da região, que trabalhavam cerca de 12 horas por dia com seus pais nas fábricas, tendo o domingo como único dia livre para a aprendizagem.

Pastor Cavalcante e Mical Damasceno ressaltam ainda que, no Brasil, a Escola Bíblica Dominical foi fundada em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis (RJ), pelos missionários escoceses Robert e Sara Kalley. A primeira escola contava com apenas cinco crianças. A partir de então, passou a ser adotada por várias igrejas evangélicas, como Batista, Presbiteriana, Cristã Evangélica, Quadrangular, e muitas outras, como um departamento de educação cristã.

Eles enfatizam que, com a fundação da Assembleia de Deus em 1911, essa instituição de ensino bíblico foi instituída como um dos pilares do ensino sistemático das Escrituras Sagradas. No mesmo ano, foi realizada a primeira Escola, na residência do Sr. José Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém (PA). Em 1974, foi criado o Departamento de Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, pelo Pastor Antonio Gilberto.

Ressaltam os dois deputados que, atualmente, a Escola Bíblica Dominical consolidou-se como um dos mais importantes departamentos da igreja, abrangendo todas as faixas etárias com material próprio para cada uma, influenciando decisivamente na formação moral, intelectual e espiritual de milhões de alunos no território brasileiro.

 Eles dizem que, ao declarar a Escola Bíblica Dominical como seu Patrimônio Imaterial, o Estado do Maranhão, por meio da Assembleia Legislativa, reconhecerá a relevância desse renomado instituto de educação cristã, bem como prestigiando sua importante contribuição para a formação intelectual, moral e espiritual dos cidadãos maranhenses.

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA