15/04/2019 14h53

Diretoria de Saúde lança campanha de combate e prevenção à cegueira e outras doenças visuais

Annyere Pereira / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Diretoria de Saúde lança campanha de combate e prevenção à cegueira e outras doenças visuais

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) lançou, na manhã desta segunda-feira (15), a campanha "Abril Marrom: olhando para o futuro". A iniciativa ocorre no mês em que foi sancionada a Lei 10.998, de 29 de março de 2019, instituindo, no Maranhão, o mês estadual de prevenção e combate à cegueira, oriunda de projeto de autoria do deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Alema.

A solenidade aconteceu no Plenarinho, com a presença de Valney Pereira, diretor geral da Assembleia Legislativa; Costa Júnior, diretor do Departamento Médico da Assembleia; Mayrlan Avelar, secretária adjunta de Assistência e Saúde, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; e Heron Simões dos Santos, médico oftalmologista, que, ao palestrar, fez um alerta sobre cuidados essenciais com a saúde os olhos, uma vez que 80% das doenças que causam cegueira podem ser prevenidas.  

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Valney Pereira, mencionou a importância da campanha para conscientizar a população no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira. “A perda da visão pode ser evitada com prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou.

Segundo Costa Júnior, diretor do Departamento Médico da Assembleia, há no Brasil mais de um milhão de cegos e mais de 6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, razão pela qual reforçou a importância da campanha ser abraçada pela Assembleia Legislativa.

“A iniciativa é louvável e válida, uma vez que vamos trabalhar com o servidor a necessidade de conusultar o médico de forma preventiva, pois a catarata e o glaucoma, por exemplo, podem ser curados ou tratados”, disse.

O diretor explicou que, a partir desta terça-feira (16), o Departamento Médico realizará atendimentos voltados para os servidores da Casa, com consulta e trabalho de orientação até o fim do mês. As consultas precisam ser previamente agendadas e dois médicos estarão se revezando para atender ao maior número de servidores.

Mayrlan Avelar, secretária adjunta de Assistência e Saúde, disse que o momento foi importante, na medida que o Estado reconhece que a estimativa de pessoas cegas no Brasil é preocupante. Para ela, a prevenção é o melhor caminho. “Sendo detectado o problema precocemente, temos como intervir e tratar, por isso não temos como ter um percentual altíssimo assim”.

Heron Simões dos Santos, médico oftalmologista, proferiu sobre a importância da avaliação oftalmológica, que permite a detecção de problemas visuais, o diagnóstico e a indicação do tratamento adequado para a garantia da saúde ocular. “O Abril Marrom é um alerta para a população, que deve fazer a prevenção de doenças oculares e evitar a cegueira no futuro”, contou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA