08/05/2019 12h56

Comissão de Assuntos Municipais busca solução para situação dos abatedouros no MA

Assecom / Dep. Ciro Neto

Em reunião nesta terça-feira (7), a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa retomou a discussão acerca da problemática dos abatedouros no Maranhão. Participaram da reunião os deputados Dr. Yglésio (presidente), Ciro Neto (PP), Antônio Pereira (DEM), Wendell Lages (PMN), Carlinhos Florêncio (PC do B) e Adelmo Soares (PC do B).

Também presentes a engenheira agrônoma e representante da Federação dos Municípios (Famem), Rita de Cássia; Fabíola Mesquita da AGED; Marcos Pontes, do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (Sinfa); Maria de Lourdes, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), assim como outros órgãos também envolvidos na problemática.

Os assuntos debatidos foram a situação dos abatedouros clandestinos, regularização desses abatedouros, posicionamentos favoráveis à implantação do Sistema Unificado de Atenção de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/MA), que gerariam uma maior segurança sanitária e empregos, além de fornecer, à agricultura familiar, empreendedorismo de pequeno porte e artesanal.

Deputado Ciro Neto

A questão dos abatedouros foi debatida na sessão plenária desta terça-feira. O primeiro a abordar o tema foi o deputado Dr.Yglesio, seguido de Ciro Neto, que corroborou com a fala do colega parlamentar e pontuou: “é preciso ressaltar a parceria entre Famem, AGED e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), para o fortalecimento dos municípios na composição de seus SIM municipais, a fim de que possam integrar o sistema SUSAF”.

O SIM é o Serviço de Inspeção Municipal que, de acordo com a legislação, entre as suas funções, atribui ao município serviço público de inspeção e fiscalização industrial e sanitário de produtos de origem animal e vegetal, bem como a fiscalização de estabelecimentos de abate.

Ainda sobre a fala do deputado Dr. Yglesio na sessão plenária de ontem (7), Ciro Neto ressaltou a necessidade da conscientização sobre o não consumo da carne “quente”, por uma questão de saúde, pois assim aumentam os riscos de contaminação e o calor, por falta de refrigeração, facilita a proliferação de bactérias que podem levar a graves problemas de saúde.

O parlamentar ainda citou a importância da realização de audiências públicas regionais para solucionar, também, um dos problemas com o abate de gado no Maranhão, que é a necessidade da criação de consócios ente municípios, para solucionar problemas de regiões onde não existe gado suficiente para o abate.

Outra temática abordada na reunião da comissão, pela presidente da AGED, Fabíola Mesquita, é que existem, em todo o estado, cerca de 12 abatedouros que necessitam de ajustes mínimos para entrarem em conformidade com as leis. Sobre este problema, o deputado Ciro Neto aponta necessidade da destinação de emendas federais, investimento estadual ou de incentivar investimentos vindos da iniciativa privada para a minimização do problema em todo o estado.

Aldenora Bello

Ainda na manhã desta terça-feira, o deputado Ciro Neto participou de Sessão Especial na Assembleia Legislativa sobre o Hospital Aldenora Bello e a Fundação Antônio Dino, na qual foram abordados os problemas que a instituição vem enfrentando nos últimos anos, visto o grande trabalho que realiza no combate ao câncer.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA