14/05/2019 12h18

Alunos do 2º ano do Colégio Paralelo visitam a Assembleia Legislativa

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Alunos do 2º ano do Colégio Paralelo visitam a Assembleia Legislativa

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Paralelo, supervisionados pela professora de História, Jaciara Fonseca, realizaram, na manhã desta terça-feira (14), uma visita à Assembleia Legislativa do Maranhão. Os estudantes conheceram as dependências da Casa, o trabalho desenvolvido no Plenário e demais setores do Parlamento estadual.

Inicialmente, eles foram recepcionados pelo assistente técnico da Escola do Legislativo, Luís Trabulsi, e pelo cerimonial da Casa, que os conduziram até o Plenário, onde receberam as boas-vindas do deputado Wendell Lages (PMN). A visita orientada ao proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a Assembleia, tendo como objetivo principal aproximar a comunidade escolar ao ambiente legislativo.

Na oportunidade, o deputado Wendell Lages destacou a felicidade em receber os estudantes, e explicou como funciona os trabalhos da Casa, incluindo as atividades no Plenário, nas comissões, nos gabinetes, além das ações junto ao Poder Executivo e nas visitas aos municípios maranhenses. Ele também respondeu perguntas dos alunos sobre a apresentação de projetos de leis, os discursos e o processo eleitoral.

“Fico muito feliz com a presença de todos vocês aqui na Casa. Aqui é um espaço importante para a discussão de projetos, que são de interesse de todo o povo maranhense. Por isso, é fundamental a participação dos jovens na política. Eu sempre digo que política é um desafio, que precisa da presença dos jovens”, disse Wendell Lages.

O deputado César Pires (PV) também elogiou a presença dos estudantes no Parlamento estadual e tirou algumas dúvidas, principalmente, em relação ao Programa Parlamento Estudantil. “As perguntas deles foram bastante interessantes. Sem dúvida alguma, essa visita foi um aprendizado para todos eles. Fiz questão de falar sobre o Parlamento Estudantil, que tenho a honra de ter sido o idealizador desse belo programa”, declarou.

“Conhecendo a Alema”

A professora Jaciara Fonseca afirmou que, dentro do conteúdo programático da escola, é desenvolvido em sala de aula o projeto “Conhecendo a Alema”, onde são repassadas informações para que os alunos possam conhecer a estrutura e o funcionamento do Legislativo estadual. “Esse tema é trabalhado dentro da sala de aula, porque o conteúdo programático do 2º ano contém a formação do Estado Nacional Brasileiro. É a segunda vez que trago os alunos aqui na Assembleia para conhecerem o funcionamento da Casa e, também, obter informações sobre o Parlamento Estudantil, que é uma excelente inciativa da Assembleia do Maranhão”, contou a professora.

O aluno Werner Machado disse que gostou bastante da visita e pretende voltar para assistir às sessões plenárias. “Eu gostei muito de conhecer a estrutura da Casa e, também, das explicações dadas pelo deputado Wendell Lages. É a primeira vez que venho e pretendo voltar para acompanhar os trabalhos da Casa”, afirmou.

“Esta é a primeira vez que venho aqui e achei muito positivo. As explicações do deputado foram suficientes para tirar algumas dúvidas. Também gostei muito do vídeo que assistimos, porque ficamos sabendo detalhes de como funciona a Casa”, acentuou o estudante Pedro Leonardo.

Após a exibição do vídeo, na Escola do Legislativo, o consultor Aristides Lobão falou sobre a execução dos processos legislativos e, também, tirou algumas dúvidas dos alunos. Em seguida, os estudantes se dirigiram para a galeria, onde assistiram à sessão plenária.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA