14/05/2019 13h04

Antônio Pereira repercute reunião entre a prefeita de Amarante e o presidente Jair Bolsonaro

Nice Moraes / Agência Assembleia

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (14), o deputado Antônio Pereira (DEM) registrou a audiência entre a prefeita de Amarante do Maranhão, Joice Marinho, acompanhada do deputado federal Aluísio Mendes (PODE/MA), e do advogado Jânio Duailibe, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na segunda-feira (13). Na ocasião, a prefeita demonstrou preocupação quanto ao processo de ampliação da Reserva Indígena Governador, que está em andamento na Funai.

Na oportunidade, Jair Bolsonaro garantiu que não haverá ampliação das reservas indígenas em Amarante. Hoje, a Reserva do Governador possui aproximadamente 22 mil hectares. A pretensão da Funai é ampliar para mais de 200 mil hectares. Se a ampliação for concretizada, segundo Antônio Pereira, 72% da cidade de Amarante se transformará em reserva indígena.

O deputado ressaltou que Amarante é um município eminentemente agrícola, possuindo pequenas e médias propriedades, a maioria abaixo dos sessenta alqueires. Tem a maior produção de bezerros e bezerras do Maranhão e possui três reservas indígenas: Arariboia, Krikati e Governador.

“Se a Funai ampliar a Reserva do Governador, o centro da cidade de Amarante será bloqueado e o município ficará cercado pelas reservas indígenas. Por isso, a prefeita, com o apoio do deputado federal Aluísio Mendes, preocupada com esta situação, foi até o presidente Jair Bolsonaro. Essa é uma luta constante dos pecuaristas daquela região, porque não podem conceber a necessidade de se fazer uma ampliação tão grande, visto que, hoje, o povo indígena, que nós devemos respeitar, já tem terras suficientes no município de Amarante”, argumentou Antônio Pereira, lembrando que essa preocupação já vem desde os governos Temer e Dilma.

Na opinião do deputado, a Funai precisa desenvolver políticas públicas para os indígenas, como a geração de trabalho e renda, de produção, proteção da saúde e educação. “Não de ampliação de terras, porque eles não estão dando conta de cuidar nem da quantidade de terras que eles têm hoje. E o deputado federal Aluísio Mendes, preocupado com essa questão, promoveu esse encontro da prefeita Joice Marinho e do advogado Jânio Duailibe, representando os pequenos e médios produtores rurais daquele município. Durante a audiência, o presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo garantindo ao povo de Amarante que não haverá ampliação das reservas. Isso traz uma tranquilidade em Amarante, já que estivemos à beira de um conflito social devido esta condição”, finalizou Antônio Pereira.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA