20/05/2019 19h06

Fábio Macêdo destaca importância da exploração de gás natural no Maranhão

Agência Assembleia

O deputado Fábio Macêdo (PDT) destacou, na sessão desta segunda-feira (20), a importância da exploração do gás natural em municípios do Maranhão. Em seu discurso na tribuna, ele fez um relato da visita realizada, na quinta-feira passada (16), ao Complexo de Produção de Gás Natural por uma comitiva da Assembleia Legislativa.

Na condição de presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia, Fábio Macêdo visitou o Complexo sob administração da empresa Eneva, acompanhado dos deputados Arnaldo Melo (MDB), Zito Rolim (PDT) e Ciro Neto (PP). Eles estiveram na Câmara Municipal de Dom Pedro, onde aconteceu um debate sobre a exploração do gás natural e seus possíveis usos para benefício da população maranhense, principalmente da região afetada pelo Complexo.

Segundo o deputado Fábio Macedo, o Complexo Parnaíba, onde o gás natural é explorado, é um dos maiores complexos termelétricos do país, responsável por 11% da geração térmica do Brasil. “Confesso que fiquei muito feliz em saber do potencial e riqueza natural do nosso estado, vendo ali toda aquela estrutura instalada e produzindo tanto gás aqui no Maranhão”, salientou Fábio Macedo.

Ele explicou que o processo de exploração do gás abrange os municípios de Lima Campos, Capinzal, Pedreiras, Trizidela do Vale e Santo Antônio dos Lopes. “Lá existem os poços. Por meio do gasoduto, o gás vai até o complexo, chega lá. Depois disso, esse gás é tratado. Quando termina o tratamento, é transformado em energia elétrica. Quando esse gás é transformado, essa energia é vendida para fora do Estado”, frisou o deputado.

Ele acrescentou que, na visita à Câmara Municipal, os vereadores agradeceram o apoio dos deputados na luta para a distribuição mais abrangente dos royalties derivados da produção de gás. A cidade de Dom Pedro, segundo os vereadores, não está entre os beneficiados com a exploração do produto.

“Por isso, vamos aprofundar a discussão, para questionar o porquê de cidades localizadas no entorno da Eneva não usufruírem do benefício dos royalties, como é o caso de Dom Pedro. Vamos ampliar os debates, realizando audiências em outras Câmaras Municipais, onde o produto é explorado”, enfatizou Fábio Macedo.

Apartes

Os deputados Vinícius Louro (PR), Roberto Costa (MDB) e Zito Rolim (PDT) fizeram apartes ao discurso do deputado Fábio Macedo, parabenizando-o pela iniciativa de abrir uma ampla discussão sobre o processo de exploração do gás natural e seus reflexos econômicos e sociais em municípios do Maranhão.

O deputado Vinicius Louro frisou que a empresa Eneva deve ter mais compromisso com a população maranhense: “Não sou contra o progresso no nosso Estado, mas que esse progresso possa vir com responsabilidade. E essa empresa, a Eneva, não tem responsabilidade no Estado do Maranhão”, comentou Vinicius Louro, cobrando da empresa maior responsabilidade social.

O deputado Roberto Costa assinalou que a iniciativa de criar uma comissão de parlamentares para visitar a Eneva foi um dos melhores momentos até agora da atual legislatura.

“Essa pauta deve ser tratada como uma pauta de prioridade, porque o resultado desta luta que está sendo travada agora pela Assembleia Legislativa é fundamental, por questões econômicas para o estado e, acima de tudo, pela questão social também”, observou Roberto Costa.

O deputado Zito Rolim, por sua vez, manifestou preocupação com as barragens que estão sendo construídas pela Eneva na região. “O que se sabe é que o consumo de água lá é exagerado. O que eles passaram para nós é que aquela água utilizada não retornava para o rio e sim era colocada no solo, numa profundidade além do lençol freático. Eles estão perfurando poços todos os dias. Estamos em uma crescente. Então, o produto existe suficientemente para gerar energia e transformar em gás veicular, mas precisamos esclarecer todas as dúvidas sobre isso”, afirmou Zito Rolim.

Audiência pública

Ao final de seu pronunciamento, o deputado Fábio Macedo informou que, na próxima quarta-feira (22), acontecerá, às 14h30, uma audiência pública, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, uma importante oportunidade de discutir sobre o assunto diretamente com a empresa Eneva, responsável pela exploração do gás natural.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA