20/05/2019 21h33

Carlos Guterres é reeleito para presidir a Associação de Ex-Deputados Estaduais

Ribamar Santana / Agência Assembleia

Carlos Guterres é reeleito para presidir a Associação de Ex-Deputados Estaduais

A Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (AEDEM), vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, reelegeu, por aclamação, o ex-deputado Carlos Guterres Moreira, para exercer seu quarto mandato de presidente. As eleições aconteceram dia 15 de maio, na sede dessa entidade, que funciona na Assembleia Legislativa, ao lado do Grupo de Esposa de Deputados (GEDEMA).

O ex-deputado Carlos Guterres disse que é sempre um motivo de orgulho e satisfação participar da Aedem e, sobretudo, ter a honra de presidi-la mais uma vez. “Agradeço mais uma vez a confiança dos colegas. Estamos sempre aqui de braços abertos para acolher a todos que nos procurarem e vamos continuar nosso trabalho de congregar os colegas e contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. Colocamos nossa experiência à disposição de todos”, pontuou.

“Política e Cidadania é o slogan para nossa gestão. Precisamos, hoje, mais que nunca, resgatar esses valores na sociedade. Vivemos um momento de intolerância no país, de radicalização, que não contribuem para o fortalecimento do regime democrático. Temos experiência a oferecer. O mundo virtual que vivemos é de muita complexidade. Queremos contribuir com o social e também no processo político sem, contudo, interferir no Parlamento Estadual”, afirmou o presidente da Aedem.

Congregar os ex-deputados e contribuir com o desenvolvimento do Maranhão

O ex-deputado e atual vice-presidente da Aedem, que já presidiu essa entidade no período de 2011 a 2013, Dorian Menezes, esclarece as atribuições dessa entidade. “Nosso objetivo básico é congregar os ex-deputados e trocar experiências. Queremos ser úteis em alguma coisa e continuar prestando serviço à sociedade. Somos uma associação de natureza filantrópica e que desenvolve ações sociais. Agradecemos ao presidente Othelino Neto pelo apoio que tem nos dado”.

Dorian Menezes lembrou que a concretização da Aedem deveu-se ao ex-deputado estadual João Evangelista que, à época, não mediu esforços para concretizar a ideia. “João Evangelista, inclusive, é sócio honorário da entidade e foi na sua gestão que a Aedem ganhou uma sala destinada para ser sua sede, no andar térreo da ala Deputado Mauro Bezerra, na sede da Assembleia”.

"É uma satisfação enorme participar dessa entidade. Não podíamos ficar em casa de pijama e aposentados. Criamos essa associação para se constituir um espaço de congregação e de troca de experiências. Aqui se reúnem pessoas que militaram por muito tempo na política do Maranhão e que conhecem bem a realidade de nosso estado. Propomo-nos a interagir com os atuais deputados para ajudarmos de alguma forma, com a troca de experiências, o Maranhão a continuar se desenvolvendo”, declarou o ex-deputado estadual Eduardo Matias.

O ex-deputado e ex-presidente da Aedem, Nan Souza, falou sobre a importância da entidade e destacou as ações no período de sua gestão (2013/2105). “O que nos move é desenvolver a política enquanto arte de fazer o bem. Na nossa gestão, procuramos contribuir com a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do Maranhão, como, por exemplo, a questão da metropolização e das novas fontes de energia, como a energia solar. Inclusive reunimos todo esse debate numa resvista publicada pela Aedem, intitulada “Política e Cidadania”, ressaltou.

A AEDEM foi fundada em 13 de março de 2007 por 36 ex-deputados estaduais e sua primeira Diretoria foi assim constituída: Presidente -  Carlos Guterres Moreira; Vice-Presidente – Teoplistes Teixeira; 1º Secretário – Dorian Menezes; 2º Secretário – Marcony Farias; 1º Tesoureiro – Eduardo Matias e 2º Tesoureiro – Bete Lago.

Segundo o presidente da Aedem, a atuação da entidade foi ampliada a partir da parceria firmada com a Sociedade dos Amigos do Maranhão (Soamar), que desenvolve importantes atividades de cunho social em diversos municípios maranhenses.

Membros da Diretoria – Biênio 2019/2021

Presidente – Carlos Guterres Moreira

Vice-Presidente – Dorian Riker Teles de Menezes

1º Secretário – Maria da Graça Nunes Melo

2º Secretário – Rubens Pereira Silva

1º Tesoureiro – Eleoterio Nan Souza

2º Tesoureiro – Remi Ribeiro de Oliveira

Membros do Conselho Fiscal:

Efetivos – Celso da Conceição Coutinho, Benedito Ferreira Pires Terceiro e Sebastião Murad. Suplentes: Eduardo Costa Matias da Paz, José Gentil Rosa e Pedro Vasconcelos de Souza

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA