23/05/2019 18h35

Deputados defendem bonificação em notas do Enem para estudantes maranhenses

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Deputados defendem bonificação em notas do Enem para estudantes maranhenses

Os deputados Marco Aurélio (PCdoB), Roberto Costa (MDB) e Wellington do Curso (PSDB) defenderam, na sessão desta quinta-feira (23), o sistema de bonificação de notas do Enem, para que estudantes maranhenses tenham mais chances de acesso ao ensino superior.

O primeiro a ocupar a tribuna, para tratar deste tema, foi o deputado Marco Aurélio, que teceu comentários sobre recente decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, garantindo, em caráter liminar, a bonificação nas notas do Enem para estudantes que pretendem ingressar na Universidade Federal do Maranhão.

“A boa notícia que trago agora, a todo povo do Maranhão, de modo especial, aos estudantes que desejam ingressar na Universidade Federal do Maranhão, é que no novo cronograma do Sisu, para o segundo semestre, já consta a bonificação de 20%. De forma que o estudante do nosso estado terá esta política afirmativa para garantir que a Universidade Federal do Maranhão seja cada vez mais do povo do Maranhão”, comemorou Marco Aurélio.

O deputado Roberto Costa, com a deputada Cleide Coutinho (PDT), iniciou uma luta que busca assegurar bonificação também no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão.

“Queremos garantir também aos estudantes maranhenses a bonificação de 20% no sua nota, para que eles possam ter a chance de concorrência junto a alunos de outros estados, para que que a Universidade Estadual do Maranhão consiga garantir as vagas aos maranhenses, porque estes formados, com certeza, prestarão serviço ao povo do Maranhão”, afirmou Roberto Costa.

O deputado Wellington do Curso, por sua vez, manifestou apoio aos pronunciamentos feitos pelos deputados Marco Aurélio e Roberto Costa, dizendo que a luta pela bonificação é um anseio antigo da comunidade estudantil do Maranhão.

“Com a bonificação, nós temos como enraizar, fazer com que o maranhense conclua, por exemplo, o curso de Medicina e seja um médico maranhense, atuando no Maranhão. Então, é muito importante essa bonificação, pois, com certeza, quem ganha com isso é o Maranhão”, salientou Wellington do Curso.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA