28/05/2019 17h35

Projeto de autoria de Ciro Neto com foco na agricultura familiar é aprovado na Assembleia

Assecom / Dep. Ciro Neto

O Projeto de Lei 162/19, 'Linhas de Produção', de autoria do deputado Ciro Neto (PP), foi aprovado nesta terça-feira (28), por unanimidade, em sessão plenária.

'Linhas de Produção', como defendeu o deputado em sessões anteriores, é uma oportunidade de acreditar na força da agricultura familiar maranhense. Por meio da implantação do projeto em todo o estado, mais de 26 mil pessoas serão beneficiadas de forma direta e a movimentação poderá chegar a quase R$ 1 bilhão por ano.

Quando aprovado, e caso receba a adesão de todos os 217 municípios, o projeto poderá beneficiar quase sete mil famílias, o que movimentará cerca de R$ 78 milhões por mês em todo o Maranhão. O projeto, além de beneficiar diretamente mais de 26 mil pessoas, promove a sustentabilidade.

'Linhas de Produção' baseia-se em cadeia produtiva independente do clima em períodos de estiagem, implementando tecnologias de baixo custo e inovadoras, que sejam acessíveis aos pequenos produtores rurais. Ainda pensando no meio ambiente, para melhorar a produção de horticultura, seriam utilizados biofertilizantes, levando-se, assim, um produto orgânico e seguro para a mesa do maranhense,

A iniciativa também estabelece a criação dos CICOPs (Centro Integrado de Comercialização dos Produtos), que será responsável por fazer a comunicação entre as regiões do Maranhão, para que o estado se torne independente da produção de estados vizinhos. A expectativa é que o projeto de lei aprovado traga benefícios significativos para a economia e para os moradores do estado, promovendo sempre uma convivência harmoniosa com o meio ambiente.

Para que o projeto seja validado em todo o Maranhão, falta apenas a sanção do governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB).

Pensando além

Em pronunciamento na sessão plenária, o deputado Ciro Neto falou sobre a sua visita ao estado do Ceará, na sexta-feira (24), onde visitou a EMATERCE. Durante a visita, o parlamentar teve a oportunidade de conversar com o presidente do órgão, Antônio Amorim, e com o ex-prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, responsável por implantar o projeto que serviu de inspiração ao prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, idealizador do projeto 'Linhas de Produção', em parceria com o secretário de Agricultura Robson Carvalho, premiado pelo Sebrae na categoria “Inovação e Sustentabilidade”.

Na ocasião, o prefeito Juran Carvalho falou sobre a importância do projeto: “Nossa preocupação foi com a qualidade e a continuidade da produção rural do nosso município, pensando em beneficiar nossos produtores e a população em geral, que teria como adquirir alimentação de qualidade, fazendo circular dinheiro da cidade dentro do nosso próprio município”.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA