30/05/2019 17h36

Helena Duailibe participa da instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara de São Luís

Agência Assembleia

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade), procuradora da Mulher na Assembleia, participou, na tarde desta quinta-feira (3), da solenidade de instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São Luis, em que foi empossada, como procuradora, a vereadora Bárbara Soeiro (PSC). O evento reuniu mulheres de todas as estratificações sociais e a parlamentar, que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa e que já foi vereadora da capital maranhense, afirmou que agora o Legislativo Municipal tem um forte instrumento de defesa da mulher.

“Parabenizo  o presidente da Câmara de São Luis, vereador Osmar Filho, que possibilitou a criação da Procuradoria da Mulher, assim como a vereadora Bárbara Soeiro, de quem fui companheira de plenário e sou conhecedora de sua incansável luta em defesa dos direitos da mulher. Enriquece a Câmara, enriquece a nossa luta, a luta da mulher maranhense”, disse Helena Duailibe.

Deputada estadual licenciada, a secretária estadual da Mulher, Ana do Gás (PC do B), afirmou que esse é um dos pontos positivos da Câmara Municipal, no ano em que completa quatro séculos de existência. Lembrou que a Assembleia Legislativa foi a primeira casa parlamentar a criar tal Procuradoria, cargo que foi  ocupado, inicialmente, pela então deputada Valéria Macedo. Ela disse que isso representa um grande avanço para a Câmara.

Como primeira procuradora da Mulher na Câmara, Bárbara Soeiro afirmou que, agora, o Legislativo Municipal tem um espaço de construção de políticas para as mulheres. Agradeceu o apoio e o empenho do presidente da Casa, Osmar Filho, e o alinhamento de todos os colegas para que possa exercer esse papel dentro das prerrogativas que estabeleceu.

A primeira-dama do município, Camila Braga, ressaltou que a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal servirá para fortalecer os laços entre  o Legislativo e o Executivo. Destacou o trabalho da vereadora Bárbara Soeiro, afirmando ter convicção de que ela realizará um excelente trabalho à frente dessa nova unidade da Câmara.

Para a vereadora Concita Pinto (PEN), a Procuradoria da Mulher vem fortalecer as ações femininas em defesa do gênero, lembrando que hoje a mulher saiu de casa para ser protagonista das políticas públicas. Afirmou que estará total apoio à sua colega Bárbara Soeiro na definição das políticas de defesa da mulher.

Se dizendo emocionada, Maria de Jesus Costa Almeida, que preside a Associação das Profissionais do Sexo e coordena a Rede Brasileira do Trabalho de Prostituição Feminina, afirmou que a criação de Procuradoria da Mulher na Câmara vem mostrar a força da mulher e criar um amplo espaço para todas aquelas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. Ela afirmou que isso é um grande avanço do Legislativo da capital.

Para o presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), a Casa que dirige dá mais um salto e se soma agora às casas legislativas que já contem com esse instrumento, a exemplo da Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Destacou que as mulheres que compõem o Legislativo de São Luis são de luta, extremamente representativas e assegurou que a vereadora Bárbara Soeiro saberá exercer seu papel com extrema competência, na condição de Procuradora.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA