04/06/2019 13h44

Helena Duailibe defende implantação de programa de tratamento de AVC Isquêmico

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Helena Duailibe defende implantação de programa de tratamento de AVC Isquêmico

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (4), a deputada Helena Duailibe (Solidariedade) destacou a audiência que teve, na segunda-feira (3), com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, onde sugeriu a implantação de um programa de tratamento de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

O AVCI, também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. Helena Duailibe lembrou que 85% dos AVCs são isquêmicos e, se o tratamento for feito dentro das primeiras oito horas, o paciente ficará totalmente curado, daí a importância de o Estado implantar o programa de tratamento.

“Se você tratar dentro das primeiras oito horas em que o paciente sofreu o AVC, consequentemente, ele vai ficar completamente curado e sem sequelas. Então, entendendo toda a situação hoje complexa de saúde, onde o Estado tem dificuldade de manter a sua rede, é que sugeri a implantação desse serviço de alta complexidade que, habilitado, terá todo financiamento do Ministério da Saúde”, afirmou Helena Duailibe, destacando as presenças dos deputados Dr. Yglésio (PDT) e Antônio Pereira (DEM) e do Dr. Nagib na audiência com o secretário Carlos Lula.

Ao enfatizar que é um programa de grande alcance para todo o Estado do Maranhão, Helena Duailibe afirmou que o secretário Carlos Lula foi muito sensível à questão e que, agora, a secretária-adjunta da rede e o Dr. Nagib vão formar um grupo de trabalho para definir as metas a serem adotadas. “Nesses dois meses, eles irão definir as metas e aonde vai ser implantado o programa de tratamento de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Sem dúvida, será um grande ganho para o Estado do Maranhão”.

Apelo

A deputada Helena Duailibe também fez um apelo ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, para que tenha uma atenção especial em relação aos ataques que estão ocorrendo nas agências bancárias. A parlamentar alertou que, do último domingo até esta terça-feira, quatro agências foram destruídas no Maranhão.

“Nós precisamos dar uma atenção especial, porque de domingo para até hoje, terça-feira, já foram quatro agências destruídas. Perde a população, pois além do pânico, o Banco do Brasil começa a tomar outras medidas maiores de recessão, de desempregos, pois estão fechando as agências. Então, nós precisamos ter uma atenção especial sobre essa questão”, disse.

Solidariedade

A deputada também se solidarizou com as famílias de Bacabal pela morte de duas crianças, que foram vítimas de deslizamento de rocha no Chile, ocorrido ontem (3). Khalida Carvalho Trabulsi Lisboa, de 3 anos, era neta do Dr. Lisboa e da ex-deputada estadual e atual vice-prefeita de Bacabal, Graciete Lisboa, e Isadora Pereira Bringel Carvalho, de 7 anos, era filha do casal de médicos Marcelo e Slavya Bringel.  

“Eu quero aqui me solidarizar com o doutor Lisboa, com a Graciete e com toda a sua família pela morte da sua neta e, também, com a família de Isadora, filha do casal de médicos Marcelo e Slavya Bringel, além dos moradores de Bacabal, que estão comovidos com aquela tragédia”, finalizou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA