14/06/2019 18h12

Procuradoria da Mulher promove curso sobre políticas públicas para mulheres

Agência Assembleia

Procuradoria da Mulher promove curso sobre políticas públicas para mulheres

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade) presidiu, na manhã desta sexta-feira (14), a cerimônia de instalação do curso “Políticas Públicas para Mulheres do Legislativo Municipal”.

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, contou com a participação da procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Iracema Portella (PP-PI), do deputado federal Gastão Vieira (Pros-MA) e da deputada federal Aline Gurgel (PRB-AP).

Também participaram do evento grande número de vereadoras e vereadores do Maranhão, além de representantes de diversas entidades de movimentos feministas.

Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada Helena Duailibe destacou a importância do evento concebido, segundo ela, com o objetivo de estimular a liderança e o empoderamento de mulheres vereadoras do Maranhão.

“O nosso propósito é fortalecer a parceria com as Câmaras Municipais do nosso Estado, para se fortalecer a capacitação sobre políticas públicas voltadas para mulheres nas três instâncias federativas e da habilitação relativa à implementação da Procuradoria Municipal da Mulher nas Câmaras de Vereadores”, afirmou a deputada Helena Duailibe.

No mesmo evento também aconteceu a abertura do “Encontro da União de Vereadores do Maranhão”, durante o qual foi assinado um manifesto em apoio à PEC 056/2019, que unifica as eleições, com a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A deputada federal e procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Iracema Portella, e a adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara, deputada Aline Gurgel, destacaram a importância de eventos que buscam formar lideranças políticas, introduzir e aprofundar conceitos relacionados ao feminismo, à atuação política e a mulheres na política brasileira.

“É cada vez mais importante podermos trabalhar para capacitar mulheres de modo que elas possam pensar e atuar na política de forma local e regional, impulsionando redes suprapartidárias de mulheres na política e possibilitar uma preparação pré-eleitoral para aquelas que desejarem ser candidatas em 2020”, afirmou a deputada federal Iracema Portella, que está em seu terceiro mandato e, em abril de 2019, foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados.

A deputada Iracema Portella, desde abril de 2018, é a presidente nacional do Movimento de Mulheres Progressistas. Ela tem participado ativamente das iniciativas do Movimento, apoiando as campanhas públicas de conscientização da população sobre a importância da garantia dos direitos femininos, combatendo problemas como a violência contra a mulher, lutando pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino.

Participação na política

Os debates tiveram também a participação dos deputados estaduais Thaiza Hortegal (PP), Ciro Neto (PP) e Fernando Pessoa (Solidariedade), da promotora de justiça Glória Mafra, da vereadora Bárbara Soeiro, procuradora da Mulher na Câmara Municipal de São Luís; da vereadora Regilda Santos, presidente do Fórum Nacional da Mulher; da vereadora Patrícia Lucena, presidente do Fórum da Mulher Maranhense e do vereador Azaf Sobrinho, presidente da União de Vereadores do Maranhão.

Em seu discurso, a deputada Thaiza Hortegal disse que “oferecer igualdade de oportunidades para homens e mulheres fortalece a democracia, as instituições e o desenvolvimento do País. Por essa razão, é da maior importância todo este movimento que vem se fazendo junto às lideranças femininas para ampliar e qualificar a participação das mulheres na política do Maranhão e do Brasil”.

Durante o evento, o advogado Pedro Chagas proferiu palestra sobre pontos polêmicos da Reforma Política e da Reforma Eleitoral em discussão no Congresso Nacional. No encerramento da cerimônia, o vereador Azaf Sobrinho, presidente da União de Vereadores do Maranhão, também proferiu discurso, com enfática defesa em favor da aprovação da PEC 056/2019, que unifica as eleições, com a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA