05/07/2019 13h23

Em entrevista à TV Assembleia, delegado da Polícia Civil ressalta operações de combate ao tráfico de drogas

Agência Assembleia

O titular da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Breno Galdino, concedeu entrevista, na quarta-feira (3), ao telejornal “Portal da Assembleia”, no quadro “Sala de Entrevista”, apresentado pelo jornalista Juraci Filho, da TV Assembleia. Durante a entrevista, Breno Galdino discorreu sobre diversas operações realizadas pela Polícia Civil através da Senarc.

De acordo com o delegado, 2019 tem sido um ano emblemático para a Senarc, pois a superintendência está voltada para a desarticulação de grandes quadrilhas, que tem movimentado drogas mais caras e com potencial lesivo maior, como é o caso do crack e da cocaína.

“Nós temos duas bases fora de São Luís – uma em Timon e outra em Imperatriz –, que são portas de entrada para estas drogas. E a gente tem feito um trabalho de inteligência, obviamente com o objetivo de desarticular estas quadrinhas, antes mesmo de que elas possam vir a distribuir drogas”, afirmou Breno Galdino.

Ele foi enfático ao frisar que a desarticulação de grandes distribuidores de cocaína e crack tem sido o alvo das operações de combate ao tráfico de drogas executadas pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico.

Devido ao alto valor de mercado e maior poder viciante, a cocaína e o crack estão entre as drogas mais traficadas. As operações de combate a essas drogas tiveram a participação da Senarc e dos departamentos da Secretaria de Estado de Segurança Pública em Timon e Imperatriz.

Apreensões

Segundo o superintendente Breno Galdino, nos primeiros cinco meses deste ano, foram apreendidos quase 100 quilos de crack e cocaína. Também houve a apreensão de 25 armas de fogo e 109 prisões, inclusive de líderes de quadrilha. “O propósito do trabalho é retirar de circulação, principalmente, grandes traficantes que movimentam estas drogas mais caras e de maior potencial lesivo, além de garantir mais impacto às ações de combate ao narcotráfico”, informou.

Com o trabalho realizado pela Senarc, houve um aumento de mais de 200% na apreensão de cocaína em relação aos primeiros cinco meses do ano passado. Este ano foi apreendido mais de 30 quilos da droga e, no ano passado, 9,8 quilos. Também houve o aumento de 55% das apreensões de crack, de quase 41 quilos para 63,2 quilos apreendidos.

“Temos buscado fazer trabalhos mais intensos de inteligência e trabalhos preventivos, junto com a Polícia Militar, para que a gente possa dar mais segurança e tranquilidade para a população”, declarou Breno Galdino.

Ele acrescentou que uma das operações mais recentes realizadas com foco no combate às drogas foi a operação Longa Magnus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso, cujos líderes, mesmo presos, tentavam manter o controle do tráfico. A quadrilha utilizava terceiros para dar continuidade ao comércio de drogas.

O grupo comandava o tráfico do bairro Liberdade, distribuindo para todas as cidades da Grande Ilha. Foram presas duas filhas e uma companheira de líderes da quadrilha. A polícia cumpriu, ainda, outros três mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão domiciliar.

“Este é um dos muitos grupos de tráfico desarticulados e temos sido combativos para a redução deste crime, que acaba influindo em outros como os assaltos e homicídios. O Governo do Estado é um grande aliado, garantindo os investimentos em estrutura e promovendo a valorização do policial, que reflete positivamente em nossa atuação”, explicou o delegado Breno Galdino.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA