09/07/2019 12h52

Deputados participam da inauguração de posto de recarga de passagens no Viva Beira Mar

Nice Moraes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Deputados participam da inauguração de posto de recarga de passagens no Viva Beira Mar

Os deputados Duarte Jr. (PCdoB), Roberto Costa (MDB) e Hélio Soares (PL) participaram, na manhã desta terça-feira (9), da inauguração do posto de recarga de passagens no Viva Beira Mar. A indicação para a descentralização dos serviços foi de Duarte Jr., com o intuito de dar mais opções para os usuários fazerem a recarga.

O evento contou, também, com a presença da presidente do Procon-MA e do Viva, Karen Barros; do superintendente das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís - SET, Luís Cláudio Costa; do presidente do Sindicatos dos Rodoviários, Isaías Castelo Branco; da secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; representantes de entidades de classe e usuários de transporte coletivo.

O pedido de descentralização dos serviços foi feito por Duarte Jr., no mês passado, ao presidente do SET, José Gilson Caldas Neto, que, por meio de termo de cooperação técnica firmado entre o Procon-MA e o sindicato, permitiu o funcionamento dos novos postos na estrutura dos Vivas.

Segundo Duarte Jr., a medida vai facilitar a vida dos usuários que, a partir de agora, terão mais opções de locais para fazer a recarga e, também, obter o cartão do vale-transporte. O deputado também ressaltou que, com os novos postos, deverão surgir oportunidade de trabalho para os cobradores demitidos, que deverão passar por cursos de capacitação realizados pelas próprias empresas de transporte público ou pelo sindicato.

“Hoje, é mais um grande marco na garantia de direitos na vida do trabalhador. O Procon e o SET conseguiram criar postos, que há muito tempo a população reivindicava. Parabenizo pela descentralização, abrindo canais que vão facilitar a vida dos usuários de transporte. Além de dar emprego aos ex-cobradores de ônibus, que foram capacitados para ocupar esses novos postos de trabalho, a descentralização também incentiva a modernização do sistema de transportes. Eu fico muito feliz de ver esse acordo entre o Procon e o sindicato, que contempla diretamente os usuários. Agora, é a hora de nos unirmos verdadeiramente em prol da garantia de direitos. Estou muito feliz hoje por esse dia histórico”, afirmou o deputado Duarte Jr.

Roberto Costa parabenizou a presidente do Procon, Karen Barros, o superintendente do SET, Luís Claudio Costa, e o deputado Duarte Jr. pela iniciativa. “Duarte Jr. tem sido inovador, no sentido de beneficiar a população. A descentralização dos postos é uma medida de vital importância para o trabalhador, que precisa utilizar o transporte coletivo”, disse.

“Parabenizo o deputado Duarte Jr. pela iniciativa. Isso nos dá a sensação de estar cumprindo com o nosso dever. A nossa obrigação é facilitar a vida dos usuários de transporte coletivo da capital. Esse posto é um dos vários que ainda vão ser abertos para facilitar a vida do cidadão maranhense”, destacou o deputado Hélio Soares.

Mais postos e oportunidades

Os usuários do transporte coletivo também serão contemplados com outros postos de recargas, localizados no Viva Shopping da Ilha (Cohama), Viva Shopping Pátio Norte (Estrada de Ribamar) e em todos os terminais de integração. Além da venda de créditos eletrônicos, os postos também farão a emissão do cartão de vale-transporte.

A segunda etapa está prevista para o próximo mês de agosto, quando serão inaugurados novos postos na Central da Cidadania (São José de Ribamar), no Viva Shopping Passeio (Cohatrac) e na sede do Procon-MA, no bairro São Francisco.

Karen Barros elogiou a iniciativa do deputado Duarte Jr., agradeceu o governador Flávio Dino pelo apoio e, também, destacou a parceria entre o Procon e o SET, que permitiu a ampliação dos postos de atendimento. “Hoje, nós estamos em festa. Com a descentralização, a ideia é trazer mais benefícios para a população, com segurança, conforto e, também, flexibilização do atendimento nos shoppings da capital”, disse a presidente do Procon-MA, destacando que a medida também será aplicada na cidade de Imperatriz.  

Luís Cláudio Costa afirmou que, com a descentralização dos postos, quem vai ganhar é o trabalhador e o estudante, usuários do transporte coletivo. “Os ex-cobradores, que foram capacitados pelos SEST/SENAT, estão tendo a oportunidade de trabalhar nos postos que estão sendo abertos. Parabenizo o deputado Duarte Jr., que possibilitou a descentralização dos postos de atendimento”.  

“Essa medida tem uma relevância muito grande não só para os trabalhadores, como, também, para os usuários. Nós vamos fiscalizar para saber se realmente esses postos estão sendo ocupados pelos cobradores. Também defendemos que os motoristas sejam remunerados pela dupla função, ou seja, de motorista e de cobrador”, garantiu o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaías Castelo Branco.

O ex-cobrador de ônibus, Othon Luís Costa, disse que estava muito feliz pela oportunidade de trabalhar no Viva Beira Mar como agente administrativo. “Eu me preparei para estar aqui. Fiz o curso de capacitação lá no SEST/SENAT, e estou apto para a nova função. Estou muito feliz pela oportunidade”, declarou.

“Essa medida é excelente. Agora, nós temos mais opções para fazer a recarga das passagens”, disse a estudante Rafaela Costa. “Eu adorei saber que, agora, vou poder fazer a recarga também nos Vivas dos shoppings. Sem dúvida, é uma boa iniciativa”, acentuou Tiago Alencar.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA