15/07/2019 18h53

Deputados prestam homenagem póstuma à secretária-adjunta de Estado de Direitos Humanos, Elisangela Cardoso

Waldemar Ter / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Deputados prestam homenagem póstuma à secretária-adjunta de Estado de Direitos Humanos, Elisangela Cardoso

A Assembleia Legislativa prestou homenagem póstuma, na sessão desta segunda-feira (15), à memória da secretária-adjunta de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e ex-presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), a pedagoga Elisangela Cardoso, de 44 anos, que morreu neste domingo (14), em decorrência de um câncer.

Durante a sessão, o presidente Othelino Neto (PCdoB) convocou os parlamentares a fazerem um Minuto de Silêncio à memória de Elisangela Cardoso.

O deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) foi o autor do pedido do Minuto de Silêncio e o primeiro a se manifestar. “E, mesmo aqueles que a sociedade não queria enxergar, ela sempre via neles a possibilidade de uma recuperação, de uma ressocialização. Esta mulher dedicada que deixa uma marca inconfundível no Estado do Maranhão, sempre com um sorriso, acolhedora, uma pessoa do bem, nos deixou. Hoje, com uma forte comoção popular foi sepultada, aqui em São Luís”, contou.

Vários deputados se manifestaram e fizeram questão de destacar o papel da secretária-adjunta e ex-presidente da Funac na luta em defesa das crianças e adolescentes.

Depois, foi a vez do deputado Rafael Leitoa (PDT) destacar a figura de Elisangela e da homenagem. “Faço minhas as palavras do deputado Professor Marco Aurélio. Realmente, a Elisangela nos deixou de uma maneira muito repentina. Quando a gente teve notícias da situação de saúde dela foi realmente uma comoção muito grande”, afirmou.

Proteção da criança

O deputado Duarte Júnior (PCdoB) também enalteceu a amizade que tinha com a ex-presidente da Funac e o trabalho realizado por ela.  “É impossível não falar na defesa e na proteção da criança e do adolescente sem falar da companheira Elisangela, a quem eu tive a grande honra e a grande alegria de compartilhar vários momentos. Tanto a Funac, quanto o Procon/VIVA integram o Sistema de Proteção dos Direitos Humanos do Governo do Estado”, disse.

A deputada Dra. Helena Duailibe (SD) fez registro na mesma linha. “Eu também tive a felicidade de compartilhar várias reuniões, em vários movimentos com a Elisangela, aquela alegria, aquele sentimento verdadeiro de querer que as crianças realmente tenham uma vida digna, contagiava a todos nós”.

Em seguida, foi a vez do deputado Wellington (PSDB) falar: “É uma simples, mas justa homenagem à nossa querida amiga”.

Ao prestar sua homenagem, o deputado Adelmo Soares (PCdoB) disse que ela deixou um legado muito grande: “Fica a história dela, o legado. A Elisângela vai deixar muita saudade, uma lacuna imensa. Mas que a gente possa, mergulhados e imbuídos no mesmo propósito que ela teve, de continuar a ajudar as crianças e as pessoas que mais precisam do nosso Estado”. O deputado Zé Inácio (PT) também pediu para subscrever o requerimento.

Cargos assumidos

Elisângela Cardoso assumiu a Secretaria Adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em 2019. Antes, foi presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, na gestão do governo Flávio Dino (2015 a abril de 2019) e presidente do Fórum de Entidades Gestoras do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), nas gestões de 2015 a 2017 e  2017 até abril de 2019.

Atuou na articulação da implantação da Rede Amiga da Criança de São Luís e na implantação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil (Remaju), que possui foco no atendimento socioeducativo e na justiça restaurativa.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA