05/08/2019 19h10

Comemorações pela adesão de Caxias à Independência do Brasil repercutem na Assembleia

Agência Assembleia

As festividades que marcaram os 196 anos de adesão da cidade de Caxias à Independência do Brasil, ocorridas no último sábado (3), repercutiram com intensidade no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (5), quando diversos parlamentares ocuparam a tribuna para relembrar o evento. O prefeito da cidade, Fábio Gentil, esteve presente.

No último sábado, o presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado dos deputados Ricardo Rios (PDT), Adelmo Soares (PCdoB), Zito Rolim (PDT), Dr. Yglésio (PDT) e Vinicius Louro (PL), estiveram no município,  atendendo convite do prefeito Fábio Gentil e do deputado estadual Zé Gentil (PRB), que mobilizou os colegas parlamentares para prestigiarem a entrega de um vasto pacote de obras aos caxienses, em comemoração à data.

Nesta segunda-feira, o primeiro a se manifestar da tribuna foi o deputado José Gentil (PRB), pai do prefeito Fábio Gentil. Ele agradeceu a visita dos colegas e destacou que aquela cidade, sob a administração do prefeito Fábio Gentil, está se transformando num verdadeiro canteiro de obras. Enfatizou ainda:

“Quero agradecer aos colegas que estiveram comigo no sábado em Caxias e viram a realidade da cidade, onde conseguimos inaugurar, durante o período de quinta a sábado, cinquenta e duas obras. São coisas que admiram qualquer cidadão. Na crise que nós estamos atravessando, é importante salientar as coisas que aconteceram nesses três dias de festividades lá em Caxias. Inauguramos um hospital, que tem o nome do meu filho, Gentil Filho, que estava abandonado, mas voltou agora, está lá, todo mundo viu como está essa casa de saúde”, disse Zé Gentil.

Ele enfatizou ainda que o hospital é um com urgência e emergência, UTI e o centro de cirurgia. “Tudo isso foi ampliado e hoje nós temos oito salas de cirurgia, 10 leitos de UTI, 10 leitos de UCI, 10 leitos de observação, 10 leitos de estabilização e oito salas cirúrgicas nesse hospital”, afirmou.

Além disso, 22 veículos foram entregues em único só dia, tanto para servir ao município como também para servir ao Estado do Maranhão. Portanto, eu me sinto feliz demais por sentir que Caxias cresce no dia a dia, principalmente no conceito aqui do povo do Maranhão”, destacou.

José Gentil citou ainda a participação do vice-governador Carlos Brandão e afirmou haver recebido mensagem de congratulações do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

Ele também fez referências ao saudoso ex-presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, que foi prefeito de Caxias. Citou Aluísio Lobo, que também foi prefeito e deputado estadual, como homens público de elevada estatura moral, muito trabalhadores e que muito fizeram pela cidade.

Novas manifestações

Nascido em Caxias, o deputado Adelmo Soares (PC do B) foi a outro a se manifestar a respeito das inaugurações e das festividades que movimentaram aquela cidade na semana passada.

De acordo com Adelmo, o prefeito Fábio Gentil teve que disponibilizar três dias para dar conta de tantas inaugurações. Citou obras como hospitais, estrada, sistema de abastecimento de água, Hospital Infantil, além de outras ações que beneficiarão a população caxiense.

Adelmo finalizou parabenizando o prefeito Fábio Gentil pelo trabalho realizado. Afirmou que o prefeito merece destaque especial e congratulações de toda a Assembleia pelas ações na cidade.

Lideranças

Impedida de participar das comemorações devido a problemas familiares, a deputada Cleide Coutinho, viúva do ex-presidente Humberto Coutinho, revelou que, no dia da visita a Caxias, recebeu em São Luís a visita do vice-governador Carlos Brandão, com quem discutiu a  organização das comissões provisórias de três partidos:  PDT, PSB e o Cidadania, numa reunião que aglutinou mais de 50 lideranças, incluindo vereadores caxienses.

Ela disse ainda que recebeu a visita do presidente Othelino Neto, agradeceu o convite formulado pelo prefeito Fábio Gentil e pelo deputado José Gentil, afirmando que   o evento na cidade foi excelente para o povo caxiense, que ganhou um verdadeiro pacote de obras.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA