09/08/2019 11h03

Deputado Adelmo Soares destaca artesanato caxiense na Agritec de Presidente Dutra

Assecom / Dep. Adelmo Soares

Nos três dias da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), realizada no município de Presidente Dutra, os artesanatos produzidos pelas dez artesãs do Centro de Artesanato Edmée Chaves Assunção, do município de Caxias, foi destaque na Agritec. As artesãs contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher de Caxias para comercializarem seus belíssimos artesanatos.

Para o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), que é caxiense, além de ser um dos idealizadores da Agritec, ainda na sua gestão enquanto secretário de Estado da Agricultura Familiar, é uma grande oportunidade para as mulheres exporem seus produtos. “Agritec é a marca de um governo que acredita na força da agricultura familiar. Parabenizo o Sistema SAF e o Governo do Estado por mais uma Agritec, além de destacar a Prefeitura de Caxias e a Secretaria Municipal da Mulher pelo apoio ao trabalho destas mulheres, que buscam o melhor sustento de suas famílias”, afirmou.

“Aqui, na Agritec, está sendo muito proveito para gente. Estamos tendo uma troca de experiências com outros artesões e com um novo público, que não conhecíamos. Além disso, nós temos muito orgulho do nosso artesanato, que é produzido com 80% de produtos recicláveis”, pontuou a artesã Neta Pinheiro.

“Nossa arte colhe o que o homem e a natureza descartam e transformamos na nossa fonte de renda. Vivemos do artesanato e comercializamos em três pontos físicos em Caxias, Mirante da Balaiada, Ferinha da Gente, realizada na praça São Benedito, e no Shopping da cidade”, concluiu.

A representante da secretaria da Mulher, Laís, informou que a pasta acompanha dois programas - o Centro de Artesanato e o Corte e Costura. Nesses espaços são oferecidos cursos para mulheres assistidas pela Secretaria da Mulher. “Tudo que é produzido por elas, nós levamos para espaços como esse para comercialização e a renda repassamos para elas”, explicou.

Agritec

A Agritec, coordenada pelo Sistema de Agricultura Familiar, que reúne a SAF, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), já garantiu a intermediação para contratação de crédito financeiro no valor de R$ 25,4 milhões, destinado a milhares de pequenos produtores maranhenses.

Com mais de 30 mil pessoas capacitadas ao longo dos últimos quatro anos e meio, as Agritecs oferecem conhecimento sobre a comercialização de alimentos, criação de animais, ações de transferência de tecnologia, gestão na agroindústria, além de minicursos e palestras.

Para alcançar mais produtores, o governo promoveu parceria com movimentos sociais, com o Sebrae, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA