13/08/2019 09h15

Neto Evangelista representa a Assembleia Legislativa na abertura da Semana do Economista

Ribamar Santana / Agência Assembleia

O deputado Neto Evangelista (DEM) participou da abertura da Semana do Economista, na noite de segunda-feira (12), representando a Assembleia Legislativa, no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação. O evento, realizado nacionalmente, comemora o Dia do Economista, celebrado no dia 13 de agosto, definido pela Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que regulamentou a profissão de economista.

No Maranhão, a Semana do Economista, cuja programação se estende até esta terça-feira (13), é realizada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/Ma), com o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog) e Assembleia Legislativa do Maranhão.

Uma palestra com o tema “Maranhão 2019: a crise econômica nacional e o enfrentamento pelo Governo do Estado”, proferida pelo economista, ex-prefeito de São José de Ribamar e atual secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, marcou a abertura do evento.

Na oportunidade, o deputado Neto Evangelista elogiou a iniciativa e disse que o debate sobre a crise econômica nacional interessa muito ao Maranhão e, principalmente, à Assembleia. “Compreender esse momento econômico que vive o país é de fundamental importância para se buscar mecanismos capazes de solucionar essa grave crise econômica nacional, com reflexos danosos em todas as esferas de governo e, sobretudo, na sociedade. É um debate oportuno e necessário”, ressaltou.

O presidente do Corecon/MA, Luiz Augusto Espíndola, disse que há 35 anos que, no Maranhão, se comemora o Dia do Economista com a realização da Semana do Economista, e que é o evento de maior importância realizado por essa entidade. “Teremos aqui dois momentos importantes de debate. Com um economista que conhece muito bem o Maranhão, Luís Fernando Silva, e outro com um economista do IPEA, Aristides Monteiro Neto, que conhece bem a realidade nacional”, esclareceu.

“Assim, estaremos dando a nossa contribuição para entendermos a conjuntura econômica nacional, seus reflexos na sociedade e governos, projetando cenários para seu enfrentamento e superação. E, principalmente, debatendo como o Estado do Maranhão tem enfrentado esse cenário econômico tão adverso”, complementou.

Enfrentamento da crise

Contextualização da economia brasileira, repercussões sobre a economia maranhense, políticas contra cíclicas do Governo do Maranhão e análise e perspectivas foram os pontos abordados por Luiz Fernando em sua palestra.

Para Luís Fernando, a crise econômica enfrentada pelo Brasil tem início, no âmbito internacional, em 2011, com o fim do supercílio das commodities (agrícolas e minerais) o que, em âmbito nacional, tem como reflexos déficit comercial, perda do grau de investimento, déficit primário e desvalorização do real, elevação da taxa de juros e restrição no crédito. “Os economistas não esperavam um período tão longo de crise econômica como o que estamos enfrentando. Os sinais de recuperação são muito tênues”, salientou.

“O Maranhão, mesmo sendo um estado federado que não tem poder sobre a política econômica nacional, tem adotado medidas anticíclicas capazes de diminuir os efeitos negativos da crise sobre a população maranhense. Temos uma situação fiscal bem melhor do que a maioria dos estados e conseguimos ampliar nossa taxa de investimentos, apesar da crise”, salientou Luís Fernando.

Homenagem Póstuma

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís, o economista José Cursino Raposo Moreira, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), prestou uma homenagem ao economista José Celso Veras da Costa, falecido no dia 1º de agosto deste ano. Amigo de longas datas do homenageado, José Cursino Raposo destacou a trajetória de Celso Veras desde a época de faculdade, quando estudaram juntos, até sua atuação como intelectual e economista da linha desenvolvimentista.

Nesta terça-feira, a partir das 19h, a Semana do Economista terá continuidade com uma palestra do economista, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Aristides Monteiro Neto. Ele abordará o tema “Crise e Desenvolvimento Regional”.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA