20/09/2019 16h48

Em entrevista à TV Assembleia, Rigo Teles ressalta vitória de estudantes na Olimpíada de Matemática

Ribamar Santana / Agência Assembleia

O deputado Rigo Teles (PV) concedeu entrevista, nesta sexta-feira (20), ao programa Portal da Assembleia, no quadro Sala de Entrevista, apresentado pelo jornalista Juracy Filho. Ele, que é natural de Barra do Corda, falou sobre sua atuação parlamentar e destacou o desempenho de alunos barra-cordenses na 14ª edição das Olimpíadas de Matemática, das escolas públicas, na qual o Maranhão brilhou mais uma vez. Ele também falou sobre queimadas e combate à depressão.

Por conta do resultado positivo obtido pelos alunos nas Olimpíadas de Matemática, Rigo Teles apresentou Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade, parabenizando os estudantes vencedores. “Essas crianças de Barra do Corda, que receberam medalhas de bronze, nos causam muito orgulho, principalmente para mim que sou filho do lugar e sei que elas se esforçaram muito para chegar lá. Afinal, a concorrência é enorme. Agradeço também aos professores, diretores e pais que, com certeza, muito contribuíram para o êxito dessas crianças”, ressaltou o parlamentar.

Segundo Rigo Teles, é preciso que se celebre o feito desses alunos, para mostrar que a educação é o caminho do futuro e que o Maranhão e o Nordeste têm alunos aplicados e talentosos. “Por isso, temos que divulgar as escolas e os alunos premiados, para que sirvam de exemplo. As escolas Unidade Integrada Marcelino Miranda, do Povoado Centro do Roque, com os alunos Bruno Coimbra Silva e Iasmin de Souza Silva, e a Unidade Integrada Maria Lenir Araújo Menezes, com o aluno Caetano Silva de Souza, merecem todo o nosso aplauso e reconhecimento”, complementou.

“Vamos perguntar ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), se a Assembleia irá à Barra do Corda ou se os alunos e seus pais, professores e diretores virão a esta Casa, para serem homenageados com a Moção de Aplauso. É uma oportunidade de eles, também, conhecerem esta Casa e poderem dar exemplo aos outros”, anunciou.

Queimadas

“Temos o pulmão do Maranhão, que é o Parque Estadual do Mirador, ameaçado por queimadas. Mas tivemos a união dos governos municipal estadual e federal. Temos lá, hoje, 34 homens do Exército brasileiro desde o dia 22 de agosto. As queimadas começam em agosto e se intensificam em setembro, mas o risco maior é no mês de outubro. Temos, também, a presença do Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo (GTA). Em todo o Maranhão, nós temos focos de incêndio. Se agirmos em parceria, como vem acontecendo, é possível evitarmos que se devaste tudo”, destacou Rigo Teles.

Campanha nacional de combate à depressão e ao suicídio

O deputado ressaltou que a campanha nacional de combate à depressão e ao suicídio conta com total apoio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), da qual ele é tesoureiro, reunindo 1.059 deputados estaduais em todo o Brasil. “Nós, deputados estaduais, abraçamos essa causa em todo o país, no chamado 'Setembro Amarelo'. No Maranhão, temos feito a nossa parte. Temos que fazer nosso trabalho de conscientização. No último dia 10,  fizemos diversos eventos de conscientização em Barra do Corda que, nos dois últimos anos, já teve em torno de dez suicídios, a maioria de jovens”, salientou.

“Temos que trabalhar essa conscientização, internamente, com as famílias, as escolas e, em especial, com os jovens. Temos todos que darmos as mãos e enfrentar esse crescimento absurdo dos casos de suicídio. O segmento jovem é o mais afetado, por isso, precisa ser priorizado. Não sabemos o porquê de tantos jovens estarem se suicidando. Precisamos convencê-los sobr eo fato de que a vida é boa de se viver, que vale a pena viver. Esse é um mal que tem adentrado todos os lares, independente de cor, raça, ideologia ou religião. Temos que pedir a Deus que toque o coração de todos!”, concluiu.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA