02/10/2019 14h31

Rigo Teles presta homenagem póstuma ao ex-bispo da Diocese de Grajaú

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Rigo Teles presta homenagem póstuma ao ex-bispo da Diocese de Grajaú

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (2), para prestar homenagem ao ex-bispo da Diocese de Grajaú, Dom Franco Cuter, que faleceu na Itália, no sábado passado (dia 28), no Hospital Varese, onde se encontrava internado.

Em seu discurso, Rigo Teles disse que Dom Franco Cuter nasceu no dia 28 de julho de 1949, em Gazzaniga, Itália, e foi ordenado em 1966. Era religioso da Ordem dos Frades Capuchinhos Menores. Atendendo ao seu pedido, foi enviado pela ordem dos Frades Capuchinhos ao Brasil e chegou em São Luís no ano de 1982, tendo prestado relevantes serviços como vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Anil.

Em janeiro de 1989, foi eleito vice-provincial da vice Província Maranhão-Pará, onde desenvolveu atividades religiosas durante seis anos. Em 1995, foi nomeado pároco do Anil. Posteriormente, foi designado pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Grajaú, onde esteve no período de 1998 até 2016. E foi o sétimo bispo da referida Diocese.

“Suas obras tanto materiais quanto espirituais merecem louvor e eterna gratidão do seu povo, do povo do Maranhão e do povo da Diocese de Grajaú. Dom Franco convocou toda a Diocese para que, a partir do grande jubileu do ano 2000, as Santas Missões Populares fossem o eixo central de toda a atividade pastoral. Foi muito bonito ver as inúmeras comunidades das cidades do interior se mobilizarem neste grande mutirão de evangelização”, afirmou Rigo Teles.

Ele acrescentou que o ano de 2003 foi marcado pela conscientização sobre o grande projeto dos ministérios leigos da Diocese. E em janeiro de 2004 foi realizada a primeira etapa de formação dos mesmos, criando o Seminário Santo Estevão, no centro da Diocese Pastoral da cidade de Barra do Corda, que faz parte da Diocese de Grajaú.

Após entender cumprida a sua missão, Dom Franco despediu-se de Grajaú, após 19 anos à frente dessa Diocese. teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo Papa Francisco, em 2016, passando a ser arcebispo emérito. Feliz e com sentimento de dever cumprido, afirmou que seu período liderando a Diocese foi marcado pelo desejo ardente de uma Igreja missionária. Prova disso, foi a realização das Santas Missões Populares.

Rigo Teles informou ainda que, com o afastamento do bispo Franco Cuter, foi designado para a Diocese de Grajaú Dom Rubival Cabral Brito, brasileiro do Estado da Bahia.

“Dom Rubival vem prestando relevantes serviços à comunidade de Grajaú e de outros municípios próximos da referida diocese, da qual são cerca de trinta municípios, entre os quais, a nossa querida Barra do Corda. O Maranhão, o Brasil, Grajaú, a Arquidiocese de Grajaú estão em estado de luto, desde o dia 28, sábado passado, com a partida do nosso bispo Dom Franco Cuter, que com certeza deixou seu legado ”, salientou Rigo Teles, ao encerrar seu pronunciamento.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA