07/10/2019 10h23

Davi Telles destaca programas de intercâmbio e tecnologia do Estado em entrevista à TV Assembleia

Agência Assembleia / Marcelo Vieira

icone-whatsapp
Bieman Prado
Davi Telles destaca programas de intercâmbio e tecnologia do Estado em entrevista à TV Assembleia
Davi Telles participa do quadro Sala de Entrevista do Portal da Assembleia, apresentado por Juraci Filho

O Programa “Cidadão do Mundo”, iniciativa do Governo do Estado que objetiva oferecer intercâmbio internacional a jovens maranhenses, foi um dos temas abordados pelo secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, ao participar do quadro Sala de Entrevista do Portal da Assembleia, apresentado pelo jornalista Juraci Filho na TV Assembleia.

Na entrevista, o titular da Secti destacou que a ação tem como foco contemplar jovens de 18 a 24 anos com o aprendizado de idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol), todos eles egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais e fundações sem fins lucrativos.

Para Davi Telles, o Programa Cidadão do Mundo é um dos mais importantes da pasta, principalmente pela inclusão que o projeto promove, uma vez que alunos oriundos da rede pública não tinham acesso a intercâmbios para aprender novos idiomas.

O secretário informou que no final de setembro último foram embarcados 80 jovens, totalizando 395 estudantes com a oportunidade de ter o estudo de línguas com intercâmbio no exterior. Na quinta edição foram enviados 20 jovens para a cidade de Montpellier na França para aprender francês; 30 estudantes para a cidade de Córdoba na Argentina e 30 para África do Sul para aprender inglês.

Ele exaltou o projeto do governo Flávio Dino, que antes de o programa “Cidadão do Mundo” ser implementado, apenas filhos de ricos e de classe média tinham condições de aprender uma nova língua através dos intercâmbios internacionais.

“Já estamos perto dos 400 alunos vivenciando essa experiência que, antes do governo Flávio Dino, somente jovens ricos podiam fazer para se tornar fluente em uma outra língua. E agora, com esse projeto, nossos jovens provenientes de escola pública também podem ter essa oportunidade”, afirmou Davi Telles.

Casarão Tech

O secretário destacou também a inauguração do Casarão Tech Renato Archer, no início de 2018, outra ação desenvolvida pelo governo Flávio Dino, que deu início a uma fase muito intensa com as startups, de forma bastante exitosa, segundo ele.

“Este ano, ousamos ainda mais e intensificamos esse programa, dobrando de R$ 850 mil para R$ 1,6 milhão o valor destinado ao fomento da ação. É um programa com fomento direto para startups, que são chamadas através de edital e por temas definidos por decreto pelo governador. 154 startups  foram submetidas, fizemos um filtro que chegou a 110, e agora temos 25 startups que vão começar dentro do Casarão Tech o processo de encubação e aceleração”, frisou Telles.

Parque tecnológico

Na entrevista, o secretário de Ciência e Tecnologia do estado disse ainda que o governo vai implantar o Parque Tecnológico do Maranhão, que se assenta na premissa de trabalhar fortemente na produção de conhecimento e na formação de recursos humanos.

“Estamos atraindo cursos superiores em programas de pós-graduação para formação de recursos humanos. Com isso queremos atrair empresas de base tecnológica, a partir da disponibilização de um processo de formação de recursos humanos altamente qualificado. Estamos vendendo essa ideia Brasil afora e estamos atraindo nesse primeiro momento empresas na área de Telecom. Em aproximadamente dois anos, teremos um parque tecnológico muito fortemente desenvolvido a partir dessa base”, enfatizou. Davi Telles.

Centro Espacial

Sobre o Centro Espacial de Alcântara, Telles disse que o diferencial é a produção de conhecimento e a tecnologia. “Se nós conseguirmos colocar na pauta do dia que precisamos que nossa academia entre fortemente na cadeia produtiva, no núcleo do desenvolvimento desse Centro, então nós teremos um grande ganho para o Maranhão, inclusive de natureza socioeconômica, mas, principalmente, na produção de conhecimento e tecnologia”, concluiu. 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA