08/10/2019 17h47

Daniella Tema alerta sobre incidência de casos de câncer de mama no Maranhão e no Brasil

Assecom / Dep. Daniella Tema

icone-whatsapp
Daniella Tema alerta sobre incidência de casos de câncer de mama no Maranhão e no Brasil

Na sessão plenária desta terça-feira (8), a deputada Daniella Tema (DEM) repercutiu os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer que revelam o quantitativo de casos de câncer de mama no Brasil e no Maranhão. Para a parlamentar, o acesso às campanhas e tratamentos ainda é desigual.

“De acordo com o estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o acesso à informação e às campanhas informativas são deficientes nas regiões Nordeste e Norte, o que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento. Por isso, a campanha ‘Outubro Rosa’ é oportuna para enfatizarmos a importância da mamografia, não somente neste mês, mas o ano todo”, alertou.

O Brasil figurou, em 2018, na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países, com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Os países são agrupados em cinco faixas. Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o país está situado na segunda faixa mais baixa, com 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.

“Apesar da diminuição dos óbitos por câncer de mama, ainda temos uma alta incidência. Somente no Maranhão, mais de oito mil casos deverão surgir, segundo recente pesquisa do INCA. Não podemos baixar a guarda. Esta é uma doença que precisa ser amplamente discutida e alertada. A prevenção pode salvar vidas”, finalizou.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA