09/10/2019 17h42

Hélio Soares enaltece resultado da reunião para solucionar problemas do Aldenora Bello

Agência Assembleia / Waldemar Ter

icone-whatsapp
Bieman Prado
Hélio Soares enaltece resultado da reunião para solucionar problemas do Aldenora Bello
Hélio Soares considerou louvável iniciativa de fazer a reunião para tratar sobre problemas no Aldenora Bello

O deputado Hélio Soares (PR) enalteceu, na sessão desta quarta-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), pela iniciativa de realizar a reunião, na terça-feira (8), para buscar soluções aos problemas enfrentados pelo Hospital Aldenora Bello, referência no atendimento oncológico no Estado.

De acordo com Hélio Sores, o hospital deixou de oferecer alguns serviços aos pacientes com câncer por falta de recursos financeiros, o que levou o parlamentar a apresentar, também nesta quarta-feira (9), emenda definindo a distribuição dos recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, destinando 65% da verba ao Aldenora Bello e 35% aos demais hospitais que tratam da doença.

Para tratar sobre os problemas enfrentados pelo Aldenora Bello, Othelino Neto convidou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula; a promotora de Justiça da Saúde, Glória Mafra; os diretores financeiro e administrativo do hospital, Ruy Lopes Freitas e José Generoso da Silva, além dos deputados Hélio Soares, Dr. Yglésio e Helena Duailibe.

Segundo Soares, a iniciativa do presidente da Casa é louvável e condiz com a função fiscalizadora que a Assembleia Legislativa tem. “Eu me senti, naquele momento, com a sensação de estar cumprindo com o nosso dever, uma vez que quando esta Casa puxa à sua responsabilidade na pessoa do presidente, propõe o protagonismo para resolver as soluções das políticas públicas que muito nos afeta. E a saúde, todos nós sabemos que é o gargalho do nosso país, e não seria diferente aqui no Maranhão. Mas a Assembleia fez o seu papel de instituição guardiã dos nossos direitos, principalmente os constitucionais, como o acesso à saúde, por exemplo”, afirmou.

 Definindo recursos

O deputado enfatizou ainda que a atuação de Othelino engrandece o Parlamento. “Nosso dever é esse, a nossa prestação de contas é essa,  que os deputados chamem para si os problemas referentes ao funcionamento das políticas públicas e cobre sua aplicabilidade, para que o eleitor sinta que a Assembleia, que é a Casa do Povo, esteja andando lado a lado com as suas necessidades, uma vez que aqui é a caixa de ressonância da população”, completou.

Hélio Soares leu o conteúdo da emenda que apresentou definindo os percentuais no Dispositivo da Lei Completar nº 170, de 15 de dezembro de 2014, que regulamenta o Fundo Estadual do Combate ao Câncer.

Como resultado da reunião e as determinações tomadas no ato, a direção do hospital assumiu o compromisso de retomar, já na próxima semana, alguns serviços que tinham sido suspensos, como o Pronto Atendimento Oncológico, as cirurgias, o combate à dor e cuidados paliativos.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA