11/11/2019 18h57

Comitê de Gestão da Assembleia valida propostas para o Planejamento Estratégico do Legislativo Estadual

Agência Assembleia / Ribamar Santana

icone-whatsapp
JR Lisboa
Comitê de Gestão da Assembleia valida propostas para o Planejamento Estratégico do Legislativo Estadual
Reunião do Comitê de Gestão Estratégica para validação de propostas do Plano Estratégico do Legislativo Estadual.

O Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia, constituído por 13 dirigentes e coordenado pelo deputado Glaubert Cutrim (PDT), realizou a primeira reunião de trabalho, na tarde desta segunda-feira (11), na Sala das Comissões, com o objetivo de validar as propostas do Grupo de Trabalho de elaboração do diagnóstico do Plano Estratégico do Poder Legislativo Estadual.

A reunião foi coordenada pelos orientadores do trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico da Alema, os professores Anderson Miranda e David Bouças, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e servidores da Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa.

Segundo a assessora chefe de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rafaela de Almeida Soares Lago, o comitê tem caráter consultivo e de validação de tudo o que está sendo realizado pelo Grupo de Trabalho, que é constituído por dois servidores de cada setor da Casa, para elaborar o Planejamento Estratégico da Assembleia. O comitê foi criado por intermédio da Resolução 959/2019 da Mesa Diretora.

“Neste primeiro momento, o trabalho consiste no levantamento de dados para se chegar ao diagnóstico de qual Assembleia queremos. Já findamos o diagnóstico com o Grupo de Trabalho e, hoje, esses dados, que dizem respeito à missão, visão e valores da Assembleia, estão sendo submetidos à validação do Comitê de Gestão Estratégica. Após essa fase de diagnóstico, passaremos à próxima fase, que é a do prognóstico. Esperamos que em meados do próximo ano, o Planejamento Estratégico do Poder Legislativo estadual seja entregue para a população maranhense”, esclareceu Rafaela.

Instrumento de gestão

O diretor geral da Assembleia, Valney Pereira, avaliou positivamente a primeira reunião do Comitê de Gestão Estratégica. “É um momento muito importante no qual a Assembleia Legislativa, por decisão e iniciativa do presidente Othelino, está se munindo de um instrumento fundamental de gestão, que é o Plano Estratégico. Os frutos desse trabalho serão colhidos pela sociedade maranhense”, salientou.

O coordenador do Comitê, deputado Glaubert Cutrim, considerou a reunião muito produtiva e disse que o trabalho iniciado vai render bons resultados e dar um norte para que a Assembleia, nos próximos anos, consiga trilhar um caminho melhor e que a população venha cobrar dos parlamentares o que, efetivamente, tem de ser feito.

“O Plano Estratégico da Assembleia que está sendo elaborado será um legado, um marco importante da gestão do presidente Othelino, da qual tenho a satisfação de fazer parte. O deputado Othelino entende que o planejamento é um instrumento crucial para promovermos uma gestão de qualidade na instituição. Parabenizo-o pela iniciativa, que considero excepcional, e que vai render muitos frutos ao Poder Legislativo Estadual e à sociedade”, disse o deputado.

Anderson Miranda explicou que a elaboração do Planejamento Estratégico da Assembleia envolve uma metodologia de processo participativo, que implica no cruzamento de informações coletadas por todos os membros da Casa. “Nesta reunião, estamos cruzando as informações levantadas pelo Grupo de Trabalho, com os líderes departamentais. E, também, os dados coletados junto ao que chamamos de “stake holderes”, que são atores externos à Assembleia”, frisou.

“Diante desses dados, o presidente da Assembleia vai deliberar essas informações para que se possa criar o instrumento, que é o Plano Estratégico, que vai nortear o desenvolvimento estratégico da Alema, considerando essa perspectiva futura, constituída pelos direcionadores estratégicos que a gente chama de MVV (Missão, Visão e Valores). Eles que guiarão os objetivos estratégicos a serem desenvolvidos”, acrescentou Anderson.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA