19/11/2019 15h08

Fabio Macedo destaca visita ao Campo Morada Nova em Bacabal

Assecom / Dep. Fábio Macedo

icone-whatsapp
Divulgação
Fabio Macedo destaca visita ao Campo Morada Nova em Bacabal
Deputado Fábio Macedo

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabio Macedo (PDT), destacou a visita técnica da Comissão de Assuntos Econômicos ao Campo Morada Nova, localizado no povoado Mata de Ana, em Bacabal, de onde será extraído o gás natural a ser utilizado como combustível veícular e para uso industrial. A visita foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Edvan Brandão, a vice-prefeita e vereadores.

Fabio chamou atenção para o volume de investimentos que será realizado pela Empresa Eneva, no valor de R$ 100 milhões, para a implantação de um Cluster de Produção na cidade, que fará a extração de 50 mil metros cúbicos diários de gás natural. O parlamentar ainda ressaltou a importância da disponibilização desse gás para a economia do Estado.

"Acompanhado de uma grande comitiva, visitamos o poço de onde será extraído o gás natural na cidade de Bacabal, por meio de um termo estabelecido entre o Governo do Estado e a empresa Eneva. Foi uma visita muito produtiva e feliz, já que é o começo da realização deste sonho, ou seja, fazer com que nossa população possa usurfruir de uma riqueza nossa e se beneficiar com isso. É, também, resultado de muito trabalho e luta deste deputado que vos fala, de todo legislativo maranhense e do governador Flávio Dino. Além disso, o gás natural que será utilizado como combustível e também pelas indústrias locais vai dinamizar a econonomia e trazer novos investimentos para o nosso Estado", disse Fábio Macedo.

A visita técnica foi realizada pelos deputados Wendell Lages (PMN), Zito Rolim (PDT), Ariston Ribeiro (Avante) e Roberto Costa (MDB), que organizou a recepção da comitiva na cidade.

Mudança na legislação

Para a realização do termo estabelecido entre o Governo do Estado e a Eneva para disponibilização do gás é necessário que seja realizada uma mudança na legislação atual, que permite apenas a comercialização de 500 mil m³, sendo inacessível para grande parte da população e das indústrias estabelecidas no Estado.

 "A equipe do governador Flávio Dino já está preparando um projeto de lei para que nós, aqui desta Casa, possamos readequá-lo para a comercialização do gás aqui no nosso estado, pois da maneira que está hoje, só pode ser comercializado 500 mil m³. Tenho certeza que esta Casa vai aprovar esse projeto, que é tão importante para que a empresa Eneva possa começar a construção operacional e para que o maranhense possa utilizar este tipo de combustível", disse o deputado.                                                                          

O projeto de lei, que será encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, prevê a redução de 500 mil/m3 por dia para 300 mil/m3 como limite mínimo de demanda para o uso do gás por pontos de entrega do mesmo grupo econômico. Já com relaçãoi ao gás disponibilizado para uso veicular, o limite mínimo será de 10 mil/m3 por dia, totalizando 30 mil/m3 por mês para ser enquadrado como consumidor livre, autoprodutor e auto importador.

Apartes

Durante seu pronunciamento, Macedo recebeu o apoio e muitos elogios dos colegas que se manifestaram por meio de apartes. Roberto Costa agradeceu em nome da população de Bacabal a visita da Comissão e o empenho de Fábio nessa luta. "Eu acho que a presença da Comissão foi fundamental, juntamente na sua liderança, deputado Fábio, porque essa é uma luta que nós estamos travando nessa Assembleia e que V. Ex.ª , como presidente da Comissão  vem a alguns anos lutando para que a Eneva  possa ter a consciência da importância que é o GNV ser aplicado hoje no Maranhão para atender a nossa população. O gás natural é importante para a economia do estado, mas o GNV é fundamental porque vai atender à população individualmente como um combustível mais barato, e é isso que nós esperamos", disse Roberto.

O deputado Wendell Lages chamou atenção para o trabalho que vem sendo realizado por Macedo nós últimos anos. "Deputado, eu queria parabenizá-lo, por V.Ex.ª ter liderado esse tempo todo essa luta pelo GNV. A Assembleia Legislativa, a Comissão de Assuntos Econômicos, da qual nós fazemos parte, e a população de Bacabal e do Maranhão só têm a agradecer por mais essa conquista, mais esse passo dado, essa vitória de poder lutar para que o nosso estado possa produzir o GNV. Eu tenho acompanhado o seu trabalho e o da Comissão, desde o semestre passado, e vários diálogos e atividades já foram realizados, visitas e audiências públicas, na tentativa de escutar a opinião também da sociedade civil e de entidades. A nossa visita, na última quinta-feira, na cidade de Bacabal, comprovou o quanto é possível a realização desse sonho", afirmou.

Também fez coro o deputado Carlinhos Florêncio, "Eu queria parabenizar a Assembleia Legislativa e a Comissão de Assuntos Econômicos que esteve presente em Bacaba, mas, principalmente, pela luta que V. Ex.ª teve com a Comissão para tornar viável a exploração daquele poço na nossa região. Nós ficamos muito satisfeitos, porque sabemos da importância que é esse gás no sentido de dinamizar a economia de uma região e, principalmente, uma região que já é tão habitada e tão carente, com muitas necessidades, principalmente, no que tange à geração de emprego e renda".

Hélio Soares elogiou a iniciativa e destacou que ações como essas contribuem para o resgate da dignidade política, não somente no Maranhão, mas em todo o Brasil. "Ações como essas dignificam a Casa. É uma demonstração aos nossos eleitores, ao povo do Maranhão e à região do Mearim de que nós estamos aqui representando-lhes com dignidade, responsabilidade e o sentimento de desenvolvimento. Quero aqui neste momento adicionar a sua perseverança, persistência de ir à frente com um projeto desse. Apesar de seus pares darem apoio, estão dando apoio a V.Exa. para que esse ato fique marcado, mas não só na história da sua vida política, mas na história desta Casa, que é a caixa de ressonância da população".

Zito Rolim parabenizou Fábio por buscar melhorias para a população mesmo em um cenário difícil. " Deputado Fábio, quero agradecer a V. Ex.ª pela sua determinação, pelo seu empenho, pela coragem, pois sabemos das dificuldades que enfrentamos, hoje, quando se trata de buscar melhoria para o povo", afimou o parlamentar.

Ciro Neto chamou atenção para a luta do Parlamento nesta causa.  "É uma luta da nossa Casa e em especial de V. Ex.ª, deputado Fabio, e está de parabéns o povo do Maranhão por ter deputados que se comprometem. E o resultado está sendo colhido. Em breve, nós teremos esse benefício do gás natural e do gás industrial ajudando a baratear o custo no transporte e o custo dos insumos no nosso Estado", disse Ciro.

O deputado César Pires destacou a força de vontade de Macedo em abraçar a causa e trazer mais esse benefício para a população.  "Deputado, que Deus acompanhe seus trabalhos. Quero lhe parabenizar individualmente por capitanear, mas,  também, pelo conjunto da obra que tem sido importante. Eu acompanhei a sua luta,  do momento das dificuldades, das limitações impostas, às dificuldades de superação com a própria Eneva, mas V. Ex.ª venceu. Mas venceu, na verdade, foi a Assembleia Legislativa pelas tuas mãos, pelo teu desejo de fazer isso", enfatizou.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA