19/11/2019 16h38

Fábio Macedo relata visita da Comissão de Assuntos Econômicos a poço de gás natural em Bacabal

Waldemar TER / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Fábio Macedo relata visita da Comissão de Assuntos  Econômicos a poço de gás natural em Bacabal

O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) relatou, na sessão plenária de segunda-feira (18), a visita que a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa (Alema) fez, na semana passada, ao poço de Gás Natural (GN) explorado pela Eneva, em Bacabal. O parlamentar, que preside a Comissão, destacou o apoio dado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), para o sucesso da empreitada.

De acordo com o relato do presidente, a visita ocorreu na última quinta-feira (14) e dela participaram os deputados Zito Rolim (PDT), Roberto Costa (MDB), Ciro Neto (PP), Wendell Lages (PMN) e Ariston Sousa (Avante), sendo recebidos pelo prefeito Edvan Brandão e várias lideranças da cidade.

Fábio Macedo contou que a comitiva foi ao poço onde será extraído o gás a ser destinado ao uso veicular (GNV) e industrial, no povoado Mata Diana. “Estivemos lá em uma grande comitiva. A imprensa nos acompanhou. Pudemos olhar aquele poço que será de grande importância, não só para a cidade de Bacabal, mas para todo o povo do Maranhão. É de lá que será extraído o gás e, finalmente, o povo do Maranhão vai poder usufruir daquilo que é seu, do recurso que é seu, que é o recurso natural, do gás GNV. E esse GNV, como todos já sabem, a gente tem falado muito aqui desde o início deste mandato, e até do mandato passado, foi uma luta muito grande, porque a empresa se negava a disponibilizar”, lembrou.

O deputado recordou que sempre hasteou a bandeira da utilização desse tipo de combustível, por ser mais econômico, o que foi encampado também pela Alema e pelo governador Flávio Dino (PCdoB). “Seria muito injusto sermos o segundo maior produtor de gás terrestre, do Brasil, e não poder usufruir dessa riqueza. E no Brasil são apenas sete estados que não utilizam ainda esse tipo de combustível e, infelizmente, nós estávamos nessa lista”, relatou.

Em apartes, vários colegas também elogiaram a ida da Comissão de Assentos Econômicos a Bacabal, a exemplo de Roberto Costa, Wendell Lages, Carlinhos Florêncio (PCdoB), Hélio Soares (PL), Zito Rolim, Ciro Neto, César Pires (PV), Wellington do Curso (PSDB), destacando a importância da visita e o apoio do presidente Othelino para garantir o fornecimento de gás veicular e gás industrial no Estado.

A passos largos

O presidente em exercício, deputado Glalbert Cutrim (PDT), destacou a atuação da comissão e parebenizou o trabalho em Bacabal. “Deputado Fábio Macedo, eu quero parabenizá-lo também pela condução da Comissão. Parabenizar todos os deputados que estiveram em Bacabal, que encararam essa grande luta. A gente sabe que desde o início desse mandato V. Ex.ª está lutando para que o GNV seja uma realidade no Maranhão e agora caminha, a passos largos, para que o povo do Maranhão tenha esse grande benefício”, afirmou.

Por fim, Fábio Macedo informou ainda que o Governo do Estado prepara o projeto de lei para ser envido à Alema, adaptando a legislação para permitir a comercialização do gás no Maranhão. “Atualmente, só podem ser comercializados 500 mil m³ e lá, com toda a equipe competente que o governador Flávio Dino tem, já está mudando esse projeto. Eu tenho certeza de que chegando aqui nesta Casa, será unânime a mudança dessa legislação, para que a empresa Eneva possa começar a construção operacional”, disse.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA