04/12/2019 16h05

Assecom / Dep. Thaiza Hortegal

Reforma na Barragem do Pericumã terá início com lançamento de pedra fundamental
Deputada Thaiza Hortegal

O início das obras de recuperação da Barragem do Pericumã será lançado nesta sexta-feira (6), em Pinheiro, com a presença da deputada Thaiza Hortegal (PP), do deputado federal André Fufuca e do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio.

A reforma é considerada um marco histórico para a região, depois de 32 anos sem receber obras significativas no empreendimento administrado pelo DNOCS, órgão do governo federal. O assunto foi destaque na sessão plenária desta quarta-feira (4), quando a deputada estadual ressaltou a importância das obras antes da chegada do período chuvoso.

“A barragem foi assunto do meu primeiro discurso, em fevereiro. Abrimos a Frente Parlamentar, buscamos ajuda com o deputado federal André Fufuca, e com o senador Weverton. O prefeito Luciano esteve, inclusive, com o vice-presidente da República. Visitei o DNOCS e passamos este ano comprometidos com a viabilidade dessa reforma, garantida, principalmente, pelas emendas do deputado André Fufuca. Logo, é um privilégio saber que nosso mandato tem valido a pena, e que nosso mandato tem sido participativo, parceiro, de responsabilidade e comprometimento”, destacou a parlamentar.

As emendas, no valor de R$ 3 Milhões, darão início às obras de revitalização da barragem. O prefeito Luciano explicou que das quatro comportas da estrutura, três estavam quebradas quando ele iniciou a gestão.

“Estávamos apenas com uma comporta, que rompeu este ano, causando alagamentos e prejudicando centenas de famílias. E a prefeitura, que vinha fazendo a manutenção dessa única comporta, conseguiu abrir duas, e tirar os ribeirinhos da inundação. De lá pra cá, trabalhamos intensivamente junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, a bancada federal, uma verdadeira força tarefa para chegar neste momento importante para a Baixada Maranhense, que é a reforma da barragem do Pericumã”, disse Luciano Genésio.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA