22/01/2020 16h44

Servidores da Assembleia participam de atividades alusivas à campanha "Janeiro Branco"

Ribamar Santana / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Kristiano Simas / Agência Assembleia
Servidores da Assembleia participam de atividades alusivas à campanha "Janeiro Branco"
As atividades foram coordenadas pelos psicólogos Ruy Cruz e Flávia Uchôa

A Diretoria de Saúde da Assembleia realizou, na manhã desta quarta-feira (22), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma série de atividades alusivas à campanha “Janeiro Branco”, voltada para o combate e prevenção de doenças da mente e emocionais. A programação foi direcionada a servidores dos setores que integram a Diretoria Administrativa.

As atividades aconteceram na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL), sob a coordenação dos psicólogos Ruy Cruz, da Secretaria de Estado da Saúde, e Flávia Uchôa, do Setor Médico da Assembleia.

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Servidores lendo cartilha sobre saúde mental
Servidores lendo cartilha sobre saúde mental

A saúde mental é de fundamental importância

O diretor administrativo da Casa, Antino Noleto, destacou a importância da campanha para a saúde mental e emocional dos servidores da Assembleia. “Cuidar dos servidores é, também, cuidar da eficiência do Poder Legislativo, porque são eles que darão a produtividade e a eficácia que a sociedade espera do órgão. Para tanto, é preciso que estejam bem preparados e motivados para prestar esses serviços. Por isso, a campanha é importante, pois tem como foco a boa qualidade de vida do servidor. Afinal, a saúde mental envolve a saúde como um todo”.

Ruy Cruz parabenizou a Assembleia pela iniciativa e ressaltou o quanto a saúde mental e emocional do trabalhador é importante para a vida. “Valorizar as questões emocionais e mentais é de vital importância para a eficácia e eficiência do trabalho. E o ambiente de trabalho, sem dúvida, é o local ideal para se refletir sobre a saúde mental e emocional. É preciso dar tempo a nós mesmos. Assim, se consegue a harmonia para lidar com o outro e se pode preparar para os sinais e sintomas que podem vir a acontecer dentro de casa e do ambiente de trabalho”, salientou.

Flávia Uchôa fez uma avaliação das atividades desenvolvidas. “Foi bastante produtivo e a receptividade dos servidores foi a melhor possível. Nós conseguimos atingir o objetivo principal da campanha, que é colocar a saúde mental em primeiro lugar. Os servidores disseram que levarão essa reflexão para suas vidas. Isto é o ‘Janeiro Branco’: planejar a saúde mental. Voltar seu olhar para a saúde mental. E conseguimos sensibilizá-los nesse sentido. Daremos continuidade à campanha junto aos demais setores da Casa”.

Kristiano Simas / Agência Assembleia
As atividades foram voltadas para o combate e prevenção de doenças da mente e emocionais
As atividades foram voltadas para o combate e prevenção de doenças da mente e emocionais

Servidores reconhecem importância da campanha

A servidora do Núcleo de Transporte, Thadia Cristina, comentou sobre as atividades da campanha. “Todo servidor precisa vivenciar esses momentos. É um tipo de distração e, também, de informação para que possamos refletir, pensar e evitar que coisas ruins aconteçam”.

A servidora Lusia Dourado de Castro, secretária da Diretoria Administrativa, também enfatizou a importância da campanha “Janeiro Branco”. “Fazer essa reflexão no início do ano, quando temos muitos propósitos a realizar em 2020, é muito importante. Mas a gente sempre esquece de grifar o que é mais importante para se garantir essas conquistas, que é a saúde mental. Sem ela, não temos o equilíbrio necessário para cumprir com nossas responsabilidades e se relacionar com o próximo”.

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA