20/02/2020 23h15

Sessão solene lembra os 40 anos de fundação do PT

Assecom / Dep. Zé Inácio

Sessão solene lembra os 40 anos de fundação do PT
Zé Inácio proferiu discurso carregado de emoção, resgatando as lutas e conquistas do PT

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na tarde desta quinta-feira (20), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem ao aniversário de 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), transcorrido no dia 10 de fevereiro. A sessão, proposta pelo deputado Zé Inácio e presidida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu filiados, militantes, simpatizantes, políticos e personagens que marcaram a história do PT no Maranhão.

A sessão contou com a presença do presidente estadual da legenda, Augusto Lobato; do deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Marcio Jerry; do deputado estadual Rafael Leitoa, representando o PDT; do deputado federal Bira do Pindaré (PSB); do dirigente estadual do PSOL, Franklin Douglas, e do secretário de estado de Direitos Humanos e Participação Popular e ex-presidente estadual do PT, Francisco Gonçalves.

Participaram ainda a ex-deputada federal Terezinha Fernandes; a ex-deputada estadual Francisca Primo; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes; o ex-presidente do Diretório Municipal do PT e ex-vereador, Kleber Gomes; a dirigente nacional do PT, Criciele Muniz; a integrante da Diretoria do MST, Alzenira Montelo, e o presidente da CUT, Manoel Lages.

Othelino Neto chamou a atenção para a pluralidade partidária na composição da mesa da solenidade, com representações de vários partidos diferentes, todos do campo progressista, mas que convergem naquilo que é essencial, como a defesa do trabalhador, dos movimentos sociais e da democracia no país, assim definido pelo parlamentar.

“Se em qualquer momento seria importante celebrar o aniversário do Partido dos Trabalhadores, nessa quadra histórica atual é fundamental que nós, do campo progressista, nos reunamos em momentos como esse para, ao festejar os 40 anos do PT, ratificarmos a nossa posição e a capacidade de dialogar”, ressaltou.

JR. Lisboa / Agência Assembleia
A sessão reuniu filiados, militantes, simpatizantes, políticos e personagens que marcaram a história do PT no Maranhão

O deputado Zé Inácio, após a exibição de um vídeo contando a história de fundação e luta do PT, foi à tribuna e proferiu discurso carregado de emoção, resgatando as lutas e conquistas do partido ao longo de quatro décadas de existência.

“Marcado por uma história de lutas e conquistas, o PT se orgulha de ter contribuído com os avanços do Brasil na política, na economia, na educação e, sobretudo, na defesa da democracia e inclusão social”, disse Zé Inácio.

O petista também homenageou o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT, além de outros nomes que, ao longo de quatro décadas, disputaram eleições em seus municípios e no âmbito estadual.

JR. Lisboa / Agência Assembleia
Os avanços e conquistas do Partido dos Trabalhadores foram ressaltados na sessão solene

O deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Marcio Jerry, ressaltou a importância do PT para o Brasil. “O Partido dos Trabalhadores é um importante protagonista da luta daqueles que prezam pela garantia dos direitos sociais, da melhoria das condições de vida da população mais pobre e da democracia. Por isso, é razão de muita alegria comemorarmos os seus 40 anos de existência”.

Jr.Lisboa / Agência Assembleia
Alguns membros do PT foram homenageados e receberam uma bandeira do partido

História

Os avanços e conquistas do PT durante os governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff também foram lembrados, como quando o Brasil saiu da décima terceira posição no ranking global de economias e chegou a conquistar a sexta. Ele citou, ainda, os programas “Fome Zero” e “Bolsa Família”, que tiraram centenas de famílias da extrema pobreza, bem como o Prouni, que permitiu a milhares de jovens o acesso ao ensino superior.

Zé Inácio reafirmou a importância da união partidária e de combater os ataques que o partido vem sofrendo nos últimos anos. Ele pediu unidade entre os partidos do campo democrático.

“Quero me associar a todos os companheiros e companheiras do PT, dirigentes, militantes de bases espalhadas nos diversos municípios e regiões do nosso estado que têm enfrentado, de forma combativa, os ataques de setores reacionários contra o nosso partido. É hora de estarmos juntos, todos os partidos do campo democrático e popular aqui presentes, para enfrentarmos o governo Bolsonaro. Somente assim, juntos, derrotaremos a ultradireita em 2022, transformando todo esse ódio em esperança para o povo brasileiro”, concluiu.

Ao término da sessão, alguns membros do PT foram homenageados e receberam uma bandeira do partido. Em seguida, os presentes cantaram os parabéns e partiram o bolo.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA