10/03/2020 12h37

Daniella Tema homenageia ativista Silvia Leite por seu trabalho na defesa da mulher maranhense

Assecom / Dep. Daniella Tema

Agência Assembleia
Daniella Tema entrega flores à homenageada Silvia Leite, após a ativista ser agraciada pela Medalha Manuel Beckman

Por indicação da deputada estadual Daniella Tema (DEM), a assistente social Silvia Leite, coordenadora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEN) do Hospital Socorrão II, foi agraciada com a Medalha do Mérito Manuel Beckman, maior comenda do Poder Legislativo do Maranhão, em sessão solene na segunda-feira (09), no plenário Nagib Haickel. A solenidade contou com a presença de autoridades, secretários de estado, deputados estaduais e representantes de entidades ligadas à luta em defesa dos direitos das mulheres.

Em seu pronunciamento, a deputada estadual Daniella Tema destacou os mais de quarenta anos de militância da homenageada, em defesa dos direitos da mulher maranhense, e o seu trabalho de acolhimento às que se apresentam em situação de violência.

"Para nós, é uma honra poder agraciar esta mulher guerreira com a Medalha Manuel Beckman. Silvia, você nos orgulha e nos inspira, a sua causa é a nossa causa. Muito obrigada por acolher a nossas mulheres, que infelizmente são privadas da liberdade com a violência de seus parceiros, porque a violência quando não mata, fere almas; corta corações e mutila sonhos. Obrigada por defender as mulheres do nosso estado", destacou a parlamentar.

O Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher, implantado no Socorrão II, ganhou destaque nacional e foi classificado como a melhor experiência do Maranhão, na área do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, apresentada na 15ª Mostra Brasil 'Aqui tem SUS'.

Silvia Leite foi uma das fundadoras do SAEEM e, desde 2013, está à frente da coordenação do programa. O projeto é pioneiro no atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica que dão entrada no Socorrão II, recebendo orientações e acompanhamento dentro da rede de enfrentamento do problema.

Esforço coletivo

Ao receber a medalha, Silvia Leite agradeceu a todos os movimentos e entidades que fazem um esforço coletivo para combater a violência contra a Mulher. "Estou muito feliz e agradeço a deputada Daniella Tema pela indicação desta honraria tão significativa e importante. Ela não homenageia só a mim, mas um esforço coletivo de todas nós que combatemos a violência contra as nossas mulheres diariamente. Essa medalha é nossa, continuaremos enfrentando todos os tipos de violência  que nos afetam. Obrigada também aos diretores do Socorrão e as nossas redes de apoio no município e no estado", disse.

A sessão solene teve a trilha sonora composta pela cantora ludovicence, Mila Camões, e contou com a presença dos deputados estaduais Mical Damasceno, Zito Rolim, Wellington do Curso e Helena Duailibe, que também é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa; da secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Suzan Lucena; da vereadora Bárbara Soeiro (procuradora da Mulher na Câmara Municipal); da delegada Kazumi Tanaka; da delegada da Polícia Civil, Viviane Fontenele, além de representantes dos grupos Mulheres da Ilha e Mãe Andrezza, além de entidades que defendem os direitos da mulher e convidados.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA