17/06/2020 18h40

Projeto de Yglésio prevê gratuidade a portadores de fibromialgia no transporte público

Assecom / Dep. Dr. Yglésio

icone-whatsapp

Para dar mais qualidade de vida aos portadores da fibromialgia, o deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) protocolou, na tarde desta quarta-feira (17), um projeto de lei que garante aos portadores da doença gratuidade no transporte intermunicipal para fins de tratamento.

De acordo com o texto do PL, a lei fará uma alteração na redação da Lei Ordinária Estadual 9.114, de 11 de janeiro de 2010, que concede esse tipo de benefício aos portadores de doenças como o câncer, Aids, doenças renais, cardíacas e crônicas, para que a fibromialgia seja incluída no rol dessas doenças.

“A fibromialgia é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso do paciente, causando fortes dores pelo corpo. Assim como no caso do câncer, doenças renais e até cardíacas, os portadores da fibromialgia por vezes não encontram tratamento adequado em seu município, tendo que se deslocar para outra cidade, situação que nos levou a criar o então projeto de lei”, explicou o deputado Dr. Yglésio (PROS).

No fim do ano passado, o deputado aprovou uma lei que estabelece as diretrizes estaduais para as ações informativas e paliativas sobre a fibromialgia. Com essa lei, há a permissão para a realização de campanhas de divulgação da doença, de modo que as pessoas sejam conscientizadas para combater o preconceito e o bullying.

Os portadores da fibromialgia não são muito assistidos pelo poder público e promover ações que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas é o caminho a ser seguido.



+ Notícias
banner-ouvidoria
banner-whatsapp

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3000 | 3269-3001

AGÊNCIA ALEMA