21/09/2020 15h49

Ciclo de lives marca abertura da programação do ‘Setembro Amarelo’ na Assembleia Legislativa

Andressa Valadares / Agência Assembleia

icone-whatsapp
Kristiano Simas - Agência Assembleia
Ciclo de lives marca abertura da programação do ‘Setembro Amarelo’ na Assembleia Legislativa
As lives são transmitidas pela Rádio Assembleia Online e redes sociais do Parlamento Estadual

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Comunicação, iniciou, nesta segunda-feira (21), o ciclo de lives em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. A programação segue até sexta-feira (25), com a participação de convidados da área da saúde especialistas no tema. Equipes da DSMO também visitaram setores da Casa, levando informações. 

As lives são transmitidas pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), a partir das 8h. Serão dois convidados por dia, que abordarão a temática da prevenção ao suicídio sob diferentes aspectos. A abertura foi feita pela diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, Melina Sá, acompanhada da psicóloga da Casa, Flávia Uchôa. 

Melina explicou que, por conta da pandemia, a programação da campanha teve de ser adaptada e, por isso, as lives vieram como uma alternativa para a discussão da temática. Ela destacou, ainda, que o papel da Diretoria de Saúde dentro da Casa é levar cuidado e promover bem-estar aos servidores, o que ressalta a importância das ações do ‘Setembro Amarelo’. 

“O ‘Setembro Amarelo’ tem uma importância muito grande, uma vez que sabemos que a depressão é muito prevalente. Temos dados alarmantes sobre saúde mental apontando que 372 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo. E a depressão é uma das principais causas do suicídio, que se tornou um problema de saúde pública, por conta desses dados muito altos”, frisou. 

Ainda como parte da programação, pequenos grupos de mobilização, incluindo profissionais de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, estiveram nos setores da Assembleia levando informações referentes à saúde mental e realizando dinâmicas com exercícios laborais com os servidores. As visitas acontecerão durante toda a semana, com a distribuição de folderes com um QR-Code contendo informações importantes sobre a temática. Também estão sendo entregues sementes de girassol como simbologia ao tema da campanha, que este ano é “Para Florescer Preciso de Você”. 

“No ano passado, trabalhávamos com palestras, caminhadas, encontros, mas, como este ano não pudemos fazer dessa forma, buscamos de outra forma levar esse cuidado aos nossos servidores. Então, estão sendo levadas informações sobre saúde, nutrição, fisioterapia e odontologia. Também vamos falar sobre a importância dos chás funcionais, da aromaterapia, da meditação, da respiração, entre outros cuidados”, completou Melina Sá.  

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Pequenos grupos de mobilização levaram informações referentes à saúde mental aos setores da Assembleia
Pequenos grupos de mobilização levaram informações referentes à saúde mental aos setores da Assembleia

Programação 

O primeiro convidado do ciclo de lives foi o psicólogo e articulador da política de prevenção a automutilação e suicídio, Ruy Cruz, acompanhado da psicóloga Flávia Uchôa. Eles conversaram sobre o tema da campanha e, também, sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e transtornos mentais, como a depressão. 

Nesta terça-feira (22), a live terá como convidados Gabrielle Romanhol, diretora do Hospital Nina Rodrigues, e Isabele Morais Rego, chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que falarão sobre a política e o cuidado na prevenção ao suicídio.  

Na quarta-feira (23), será a vez do psicólogo Ruy Cruz e do presidente do Núcleo de Apoio à Vida de São Luís, Jhonattan Coutinho, conversarem sobre os desafios da política de prevenção à automutilação e suicídio. 

Já na quinta-feira (24), Marcelo Soares Costa, diretor do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), e Cristiane Lago, promotora de Justiça e representante da Rede do Bem, falarão sobre uso de drogas e suicídio.  

Encerrando a programação, na sexta-feira (25), a psicóloga clínica e coordenadora do ambulatório do Hospital Nina Rodrigues, Lucilene Castro, e a tenente-coronel Cristiane Luma, chefe do CAPS da Polícia Militar do Maranhão, baterão um papo sobre a importância da saúde mental. 

Kristiano SImas
As equipes também realizaram dinâmicas com exercícios laborais nos diversos setores visitados
As equipes também realizaram dinâmicas com exercícios laborais nos diversos setores visitados



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA